loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Raimundinho da Saúde destaca importância da prevenção do câncer de mama e próstata

O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) destacou na sessão desta terça-feira (29) sua participação no Seminário sobre câncer de mama e próstata, realizado em Belém/PA, na última quinta-feira (24). O Seminário, segundo o parlamentar, contou com a participação de palestrantes renomados do Brasil como o Dr. Licurgo Nunes Bastos Junior; prof. Dr. César Cabello; Dr. Ricardo Tuma e prof. Dr. Antônio Carlos Lima Pompeu.

Raimundinho da Saúde falou da importância da prevenção da doença e frisou que quando o câncer é detectado no início as chances de cura são bem maiores. “Discutimos juntamente com professores renomados a importância da prevenção da doença. Só para se ter ideia, o tratamento na fase inicial do câncer não sai por menos de R$ 10 mil, e o tratamento realizado nas fases três e quatro sai por R$ 150 mil. Por isso batemos na tecla de que a prevenção é muito importante. Uma mulher com câncer de mama, por exemplo, se detectado no começo pode se evitar uma cirurgia ou a retirada total do seio”, afirmou.

O deputado sugeriu ainda que o assunto fosse debatido com mais frequência na tribuna do Parlamento. “Nós temos que discutir mais vezes esse tema nesta casa. É inadmissível que muitos homens venham a óbito porque se recusam a fazer o exame de toque, é um absurdo que ainda exista esse tipo de preconceito”, enfatizou.

Raimundinho da Saúde (PTN) falou também sobre a audiência da qual participou em Brasília, onde foi tratada a possibilidade de trazer um novo aparelho de radioterapia para o Unacon do Estado. O deputado lamentou a morte do médico acreano Márcio Bestene, que estava no voo que vitimou jogadores do time da Chapecoense na noite da última terça-feira.

Raimundinho da Saúde foi a Brasília, junto ao deputado federal Moisés Diniz (PCdoB), em busca de recursos para que sejam instalados mais aparelhos de mamografia no interior e também um novo aparelho de radioterapia que será destinado ao Hospital do Câncer (Unacon). De acordo com ele, caso esse segundo aparelho não seja adquirido as pessoas que dependem dele para tratar o câncer serão seriamente prejudicadas.

O parlamentar parabenizou a equipe que trabalha no setor de Urgência e Emergência do Pronto Socorro de Rio Branco. “Temos algumas deficiências em alguns setores, mas quando se trata do urgência e emergência nós sempre somos muito bem atendidos. No último domingo meu irmão foi acometido por um infarto e em menos de uma hora ele já estava com o cateter. Temos que ampliar e cuidar melhor da nossa Clínica de Cardiologia, ela é extremamente importante para a população acreana”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac