Aleac realiza sessão solene para homenagear conselheiros tutelares

constute241116Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (24), uma sessão solene em alusão ao Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares, comemorado dia 18 de novembro. A homenagem é decorrente de um requerimento da segunda-secretária da Mesa Diretora, deputada Maria Antônia (PROS).

Ao realizar a abertura da sessão solene, a deputada Maria Antônia, que também presidiu a solenidade, falou sobre a importância do trabalho realizado pelos conselheiros tutelares para que os direitos das crianças e adolescentes sejam cumpridos.

“Dou as boas-vindas aos conselheiros tutelares e quero dizer que para nós, parlamentares, é uma alegria e uma satisfação muito grande receber pessoas honradas como vocês, que desenvolvem um trabalho tão importante para a sociedade e por isso merecem todo o nosso respeito. Esta iniciativa é um simples gesto de reconhecimento, mas por meio dela queremos afirmar também que vocês podem contar com todos os parlamentares deste Parlamento”, ressaltou.

Durante a sessão, representantes dos conselhos tutelares de alguns municípios e parlamentares falaram sobre as dificuldades enfrentadas para exercer a função. Em seguida foi realizado um ato simbólico de entrega de certificados de honra ao mérito aos conselheiros.

A presidente da Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Acre, Lucinaira de Carvalho, agradeceu a homenagem recebida pela categoria e ressaltou a importância do trabalho dos profissionais.

“Agradecemos à deputada Maria Antônia por essa homenagem e também aos demais parlamentares. Temos profissionais empenhados nos municípios do Acre e reconhecemos a importância da função de cada um, pois eles merecem. Esse é um trabalho imprescindível para a sociedade, pois crianças e adolescentes são nosso futuro e precisam ter seus direitos resguardados”, destacou.

O que os deputados falaram:

Eliane Sinhasique (PMDB)

“Se não cuidarmos das nossas crianças e adolescentes teremos uma geração de adultos com mais criminosos. Cumprimento todos os profissionais que estão aqui e que trabalham para proteger essa faixa etária que é tão vulnerável. Em outubro apresentamos uma indicação solicitando um veículo para o Conselho Tutelar de Jordão e espero que o governo se sensibilize e consiga ajudar mais essa instituição. ”

Jenilson Leite (PCdoB)
“Saúdo todos os conselheiros tutelares que estão aqui hoje e afirmo que estamos vivendo um tempo em que alguns conceitos trazem problemas de diversas ordens, e no caso desses profissionais e com os valores que atualmente estão na moda a vida de vocês não é fácil, pois as próprias famílias têm dificuldades no processo educativo de seus filhos. Mesmo diante das dificuldades e com a falta de recursos que enfrentamos, o conselheiro tutelar realiza um trabalho que afeta diretamente o nosso futuro. ”

Jairo Carvalho (PSD)
“Parabenizo a deputada Maria Antônia pela ideia de honrar os conselheiros tutelares do Acre com essa iniciativa. A falta de estrutura que esses profissionais enfrentam é enorme e ainda assim eles se desdobram para exercer suas funções da melhor forma possível. Muitas vezes esses conselheiros que estão nas ruas trabalhando são vítimas de violência, pois tratam diretamente com crianças vítimas de pedófilos, trabalho infantil, entre tantas outras mazelas. Como deputado, me coloco à disposição para contribuir com melhorias para o trabalho de vocês. ”

Gehlen Diniz (PP)
“Observando as falas dos colegas parlamentares e conselheiros, pensei que neste exato momento crianças estão sendo vítimas de todo tipo de abuso, o abuso físico, sexual e moral. O papel que vocês desempenham na sociedade é de fundamental importância. Devemos ter um senso muito fino porque os pais têm o direto de educar, de corrigir, mas deve-se observar os exageros e aí entra o trabalho desses profissionais. Sei que vocês mesmos se espantam com determinadas situações com as quais se deparam, mas para cada criança que recebe em sua vida a intervenção do conselho tutelar é uma nova chance de um futuro melhor para ela. “

Josa da Farmácia (PTN)
“Quero parabenizar todos os conselheiros e dizer que é maravilhoso o trabalho que os senhores realizam. Sabemos que essa tarefa muitas vezes é difícil e que vocês encontram diversos tipos de problemas para desempenhar a função. Todo o reconhecimento que vocês receberem ainda será pouco para o que merecem, pois cuidam e protegem o nosso futuro, que são as nossas crianças. ”

Nelson Sales (PV)
Parabenizo cada um dos conselheiros aqui presentes, pois foram escolhidos pela população. É lamentável ver as dificuldades que vocês têm que enfrentar, pois trabalham com falta de apoio e estrutura e no momento que crise que estamos vivendo a situação fica ainda pior. Vocês são obrigados a praticamente fazer mágica. Os conselheiros trabalham com o que há de mais precioso, que é a família. Atuam diretamente nessa área e por isso merecem e precisam de melhores condições de trabalho. “
Em todo o país existem cerca de 30 mil conselheiros tutelares. No Acre são 120 profissionais que atuam em 24 conselhos tutelares distribuídos em todo o Estado.

Andressa Oliveira