loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Segurança Pública da Aleac se reúne com agentes penitenciários

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) se reuniu nesta quarta-feira (9) com a Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Acre (Asspen). Na pauta, os agentes penitenciários pedem a equiparação salarial à Polícia Civil e Militar. Uma minuta de um projeto de lei foi entregue aos parlamentares.

O presidente da Comissão, deputado Heitor Júnior (PDT), garantiu que fará todos os encaminhamentos necessários para o consenso entre a categoria e o governo. “Nós vamos estar à disposição para fazemos essas conversas junto como vocês”, disse o parlamentar.

Já o deputado Josa da Farmácia (PTN) defendeu a união da categoria e reforçou o compromisso dos parlamentares com a aprovação de matérias que atendam os servidores públicos. “Estamos do lado de vocês. Tenham a certeza que de nossa parte não terá nenhum impedimento para aprovarmos matérias que tragam melhorias para os senhores”, pontua.

O presidente da Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Acre (Asspen), José Jane, agradeceu o apoio da Aleac nas causas trabalhistas dos agentes e disse que é necessário que o Executivo atenda as reivindicações, isso porque há um risco eminente de uma nova rebelião nos presídios de Rio Branco.

“As facções têm que estar separadas. Isso acontece em todo o país. Nossa categoria teve perdas de 25% na sua remuneração. É preciso ser visto isso. Precisamos do apoio do Estado para trabalharmos”, disse o sindicalista.
Além da equiparação salarial, eles defendem também um concurso público efetivo para a categoria, tendo em vista a defasagem nos quadros funcionais.

José Pinheiro
Agência Aleac