Deputada Leila Galvão defende pagamento a terceirizados da Emater

A deputada Leila Galvão (PT) falou durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Acre, nesta quarta-feira (9), sobre a situação dos técnicos terceirizados da Emater. Ela pontuou que o governo federal errou ao demitir os servidores, além de não pagar os direitos trabalhistas. A parlamentar teme que em 2017 os produtores fiquem sem assistência técnica.

“O governo federal tomou duas decisões radicais. A primeira foi suspender os contratos dos trabalhadores. A segunda foi o impedimento daqueles que estão dentro das reservas e assentamentos de terem acesso a assistência técnica. Nesse sentido, foi nos informado que o governo federal precisa liberar os recursos. Tem a burocracia que a Emater precisa resolver, mas precisa o governo federal priorizar isso. Nesse sentido fizemos uma conversa com o Incra para iniciar as articulações. Os pagamentos referentes aos meses de julho a agosto e as verbas rescisórias saem ate o final desse mês”, pontuou.

A deputada informou que levará o caso ao conhecimento da bancada federal para que reivindique junto ao governo federal essa demanda, que é do interesse de milhares de acreanos que vivem no campo. “Faremos um contato pessoal com alguns parlamentares federais para que eles possam levantar essa bandeira. A maior parte dos produtores produzem com uma certa dificuldade, e é nesse sentido que queremos colaborar para que seja garantida a assistência técnica”, frisou.

Outro assunto abordado pela deputada foi quanto a participação das mulheres na política acreana. “Nessa ultima eleição, apesar de sermos a maioria, diminuímos o nosso espaço independente de ideologia partidária. A nossa luta vai continuar. A gente defende os direitos assegurados a todos os seres humanos. Vamos sempre fazer a defesa da participação na política e para isso é preciso a formação”, pontuou.

Ela comentou que nas eleições de 2016 no Acre apenas duas mulheres conseguiram eleição para a prefeitura. “Tivemos a grata surpresa de termos uma prefeita eleita em Brasileia e outra no município de Tarauacá. A gente vai começar a partir de 2017 esse trabalho nos municípios para que mais mulheres possam participar da vida política”, ressaltou Leila Galvão.

José Pinheiro