Deputado Jesus Sérgio sugere envio eletrônico da relação de pacientes do SUS para TFD

O deputado Jesus Sérgio (PDT) apresentou na sessão desta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), indicação ao secretário de Saúde do Estado, Gemil Júnior, solicitando a alteração do envio da lista de pacientes do interior do Acre, atualmente feita via malote, para via eletrônica, a fim de assegurar agilidade no atendimento aos pacientes que aguardam análise de junta médica para acesso ao tratamento médico especializado.

O parlamentar solicitou ainda que seja analisada a desvinculação da obrigatoriedade quanto ao fornecimento de passagem intermunicipal por parte do Estado no acesso ao Tratamento Médico Fora de Domicilio (TFD) aos pacientes que possuem condições financeiras de arcar com tais despesas de deslocamento.

“A esposa de um colega meu está com um grave problema nos rins e a lista com o nome dela foi para Cruzeiro do Sul e retornou para Tarauacá para uma nova revisão. Isso é um absurdo. A ideia é que a lista contendo os nomes dos pacientes seja enviada por meio eletrônico para facilitar o processo e dar celeridade ao tratamento dos pacientes. Pedi também que seja analisada a desvinculação da obrigatoriedade do fornecimento de passagem intermunicipal por parte do Estado, no acesso ao TFD. Muitos pacientes demoram meses para obter acesso ao tratamento médico em decorrência da obrigatoriedade”, afirmou.

O deputado parabenizou ainda a equipe do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) pelo atendimento prestado à população. “Fui ao Pronto Socorro no domingo e fiquei muito satisfeito com o atendimento que recebi. Meu filho de três anos passou mal e chegando lá recebeu todo o atendimento necessário, o que nos tranquilizou bastante. Os profissionais estão de parabéns, ficamos lá uma parte da madrugada e vimos o empenho com que eles atendem os pacientes”, destacou.

O deputado agradeceu também ao secretário de Saúde, Gemil Júnior, por ter atendido as reivindicações feitas por ele na tribuna do Parlamento acreano. “Fiz algumas indicações nesta Casa, solicitando do secretário Gemil o concerto dos aparelhos de radiografia dos hospitais de Tarauacá, Feijó e da Upa da Baixada da Sobral, em Rio Branco. Os três foram consertados e estão disponíveis para atender a população”, disse.

Mircléia Magalhães