Deputado Daniel Zen fala da visita do escritor esquerdista Emir Sader ao Acre

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre, deputado Daniel Zen (PT), ressaltou na sessão desta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a visita do professor Emir Sader, na última sexta ao Estado. Ele conheceu projetos sustentáveis e educacionais como o Complexo de Piscicultura do Acre e o Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia.

“Ele brindou a todos com uma excelente palestra, uma fala excepcional no Teatro Universitário. Ele é um pensador do campo da esquerda e com toda a sua obra tem colaborado para um país melhor”, disse o parlamentar.

Daniel Zen falou, ainda, sobre a entrega da Ordem do Mérito Cultural, que aconteceu no último sábado. Foram homenageadas quatro personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cultura acreana. “Essa homenagem foi criada no âmbito do Conselho Estadual de Cultura e homenageia, a cada ano, quatro pessoas”, argumenta.

Foram homenageados a cantora e compositora xapuriense Nazaré Pereira, o colecionador de artes Chagas Freitas, e, in memoriam, o músico e poeta Raimundo Nonato da Silva, o “Raimundinho”, e o também músico e ayahuasqueiro Mestre Antônio Pedro.

Zen sugeriu à Mesa Diretora da Aleac que promova visitas de estudantes e professores ao prédio do Parlamento acreano que abriga o maior acervo público de artes do Estado. No Palácio José Guiomard dos Santos estão abrigadas obras de importantes personalidades das artes visuais como Sansão Pereira, Ivan Campos e Danilo de S’ Acre.

“Sugiro que possamos ter aqui, junto com a Fundação Elias Mansour, um treinamento dos nossos servidores e estagiários para promovermos visitas guiadas de alunos e professores. Aqui temos obras de Sansão Pereira, Ivan Campos, Danilo de S’ Acre. São obras que não podem ficar restritas a nós, deputados e servidores, que todos os dias estamos aqui. Essas obras têm que ser de conhecimento público”, disse o deputado.

Ainda em seu pronunciamento, o deputado petista disse que apresentará um projeto de lei juntamente com a Sedens para a construção de parcerias público-privadas e comunitárias. “Me propus a apresentar um projeto que regulamente isso, a ideia é promover uma legislação mais ampla”, frisou.

Finalizando, ele falou sobre a aprovação do requerimento para a realização de uma audiência pública para tratar sobre a PEC 241, que tramita no Senado Federal. A matéria já foi aprovada na Câmara em dois turnos.

José Pinheiro