loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jenilson Leite pede atenção do Executivo com aeroportos do interior

O deputado Jenilson Leite (PCdoB) pediu na sessão desta terça-feira (8) providências ao governo do Estado, através do Deracre, para que seja feito um planejamento para a recuperação das pistas dos aeroportos dos municípios de Jordão, Marechal Taumaturgo, Porto Walter e Santa Rosa do Purus. Ele frisou que essa é uma das únicas formas de acesso a essas cidades e são fundamentais no transporte de mercadorias e pessoas até os grandes centros do Estado como Cruzeiro do Sul e Rio Branco.

“Eu já falei que o acesso a esses municípios isolados é por avião ou pelos rios. Chegamos ao inverno e as pistas de pouso dessas localidades precisam de recuperação. Há a necessidade do Deracre recuperar essas pistas para que não se tornem inviáveis. Essas pistas são vias de chegada de produtos e se houve o fechamento delas ficará difícil para a população”, citou o parlamentar.

Jenilson Leite ressaltou, também, a necessidade da construção de cercas para isolar as áreas de pousos e decolagens das aeronaves. Ele explicou que animais na pista são um risco constante de acidentes.

“Outro risco são os animais nas pistas porque não há cercas. Pedimos ao governo do Estado o isolamento das áreas onde os aviões pousam. Em Santa Rosa, a casa onde as pessoas tomam água e usam o banheiro está em condições muito ruins a estrutura. Peço a recuperação desses locais”, pontuou.

No Grande Expediente da sessão, o deputado comunista falou da visita que realizou ao Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac). Nesse sentido, ele apresentou três indicações. A primeira pede a reforma da quadra esportiva da unidade. A segunda, destinada à Seaprof, pede assistência técnica para o cultivo de hortas que atendem àquele hospital. A última solicita a instalação de uma academia no local. “Percebi a necessidade de melhoria na infraestrutura e na parte terapêutica daquela unidade de saúde. Essas ações vão ajudar no tratamento dos pacientes”, argumentou.

José Pinheiro
Agência Aleac