Deputado Jairo Carvalho quer mais atenção da Sesacre às solicitações parlamentares

O líder do Partido Social Democrático (PSD) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Jairo Carvalho, reclamou na sessão desta terça-feira (25) do atendimento dispensado por secretários de Estado a parlamentares. Em sua fala ele citou que o secretário de Estado de Saúde, Gemil Júnior não tem respondido as solicitações dos deputados.
“Quero falar de uma nota que saiu na imprensa, emitida pelo secretário de Saúde dizendo que eu estava com conversa, que nunca entrei em contato com ele. Eu acabei de ter a certeza do deputado Raimundinho da Saúde que também não consegue falar com esse homem. Se um deputado da base não consegue, imaginem eu que sou da oposição”, ressaltou.
O parlamentar pediu esclarecimentos à Mesa Diretora a respeito do projeto de lei que visa priorizar o atendimento nas unidades de saúde aos pacientes com mais de 60 anos. “Eu quero explicações a respeito do projeto de lei sobre a prioridade no atendimento para pacientes com mais de 60 anos nas unidades de saúde. Na Fundação estão matando as pessoas no cansaço. Isso é uma vergonha, um senhor com 90 anos não consegue atendimento. Eles disseram que vão chamar e não chamam. Acredito que estão esperando as pessoas morrerem”, citou.
Jairo Carvalho falou, ainda, sobre o edital lançado pelo governo do Estado para a eleição de diretores nas escolas da rede pública. Ele citou que o novo edital não exige a realização de um curso para assumir a função, antes exigido. O parlamentar disse que os professores que fizeram o curso para diretor e constam da lista de espera estão sendo lesados com o novo edital.
“Os professores, no ano passado, para assumirem a vaga de diretor precisavam fazer um curso. Quem concorre é apenas quem passa nesse curso. Quem passa nessa prova e não foi eleito fica na vaga de reserva. Assim diz a lei. O governo do Estado baixou um edital dizendo que não é necessário mais esse curso para concorrer à vaga de diretor. Trocando em miúdos, os professores estão sendo lesados”, disse o parlamentar.
Outro assunto abordado pelo social democrata é com relação à estrada que dá acesso ao aeroporto de Rio Branco. Ele pontuou que a rodovia está sendo tomada pelo mato. Falta também iluminação pública em trechos da via, além dos muitos buracos.
“Eu quero falar, deputado Daniel Zen, líder do governo nesta Casa, que eu estou envergonhado com a administração do nosso governador. Ontem à noite fui ao aeroporto deixar a minha esposa e minha sogra, que vai fazer um tratamento de saúde fora do Estado, porque a Saúde não existe aqui. Vi que a estrada que dá acesso ao aeroporto está um matagal. Isso é uma vergonha. O sentimento é de abandono total. As luzes todas apagadas. Você chega para cruzar a terceira ponte e tudo está abandonado”, disse Carvalho.
O deputado lembrou o tempo em que o senador Jorge Viana (PT/AC), na época governador, administrou o Estado. Ele lamentou que muitos serviços daquela época tenham perdido a eficácia.
“A gente anda por outros estados que não são governados pelo PT e é tudo bem conservado. Eu me lembro que na época que o senador Jorge Viana era governador aquela avenida era toda iluminada, tudo bonito. Mas o governador Tião Viana não seguiu o exemplo do seu irmão. Aqui parece um Estado sem lei. É uma decepção. Será que é culpa do Temer tudo que acontece aqui?”, questionou.
José Pinheiro
Agência Aleac