Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Luiz Gonzaga afirma que Dnit realizará estudos para ligação de municípios isolados

O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) informou na sessão desta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que participou de uma reunião com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e recebeu a garantia de que o órgão responsável pela malha viária do país realizará estudos de viabilidade para interligar os municípios isolados do Vale do Juruá.

De acordo com o parlamentar, a população dos municípios do Jordão, Porto Walter, Santa Rosa e Marechal Thaumaturgo enfrentam inúmeras dificuldades todos os anos pela falta de estradas que possam garantir o transporte de gêneros alimentícios para abastecer os comércios das cidades que, na maior parte do ano, contam apenas com transporte aéreo e de pequenas embarcações.

“A população desses municípios conta apenas com transporte aéreo, que é muito caro. O Dnit vai fazer um estudo de viabilidade, contratando uma empresa para fazer o estudo e, posteriormente, fazer o projeto para construção das estradas que farão a ligação dos municípios de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa.

O oposicionista também falou das dificuldades que as pessoas que residem nas comunidades mais isoladas enfrentam durante a travessia nos rios. “Visitei algumas comunidades de Porto Walter e, na ocasião, recebi diversas reclamações sobre a dificuldade que as pessoas enfrentam para trafegar nos rios. Sabemos que quando os rios secam se enchem de entulhos e trafegar em canoas, por exemplo, é um desafio. A mercadoria alimentícia também se torna muito cara por ter que ser transportada pelos rios. Se fosse transportada pela estrada tudo sairia bem mais barato”, pontuou.

Para concluir, o oposicionista denunciou o não funcionamento da Clínica de Oncologia de Cruzeiro do Sul. Segundo ele, a unidade de saúde foi inaugurada no dia 2 de outubro de 2015 e até o momento não fez sequer um atendimento. “Isso é um verdadeiro absurdo. O governador do Estado vai até Cruzeiro do Sul para inaugurar uma clínica, cria expectativas na população e depois disso a unidade de saúde sequer funciona. Pessoas foram daqui de Rio Branco para Cruzeiro para serem atendidas nessa clínica e como fica se até os equipamentos foram retirados daquela clínica e trazidos para Rio Branco? Isso é falta de compromisso com a população do Juruá”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac