Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique solicita ao Executivo informações do Complexo Esportivo Arena da Floresta

A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) apresentou na sessão desta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), requerimento ao governo do Estado solicitando informações sobre o Complexo Esportivo Arena da Floresta. A parlamentar quer saber o que previa o projeto arquitetônico original do Complexo Esportivo Arena da Floresta; qual foi o custo dos contratos com todas as empresas que executaram a obra; qual o órgão responsável pela administração das quadras poliesportivas e qual o órgão responsável pela administração do estádio; e se o Estádio Arena da Floresta está obedecendo aos padrões legais de funcionamento exigidos pelo Estatuto do Torcedor e demais normatizações vigentes.

“Ontem passei pelo local e fiquei decepcionada e assustada com o que vi. É enorme a quantidade de quadras esportivas abandonadas no meio do mato. Atualmente temos tantos jovens envolvidos com a criminalidade e isso é reflexo da falta de políticas públicas governamentais de esporte, cultura e lazer. Por este motivo, estou solicitando, também, cópias dos contratos com todas as empresas que executaram a obra do Complexo Arena da Floresta. Quero saber, ainda, desde quando e por que não estão sendo utilizadas as quadras poliesportivas do complexo”, disse.

Segundo a oposicionista, o requerimento tem a finalidade de atender às reivindicações dos moradores das proximidades e usuários do Complexo Esportivo Arena da floresta, onde quinze quadras poliesportivas estão completamente abandonadas e destruídas.

“A Arena da Floresta faz parte do Complexo da Cidade do Esporte, um espaço que contempla quadras de futebol, vôlei de areia, tênis e poliesportivas. Entretanto, todo esse complexo encontra-se abandonado desde que foi construído. Segundo moradores das adjacências, desde o ano em que foi entregue pelo governo nunca houve qualquer atividade naquele local, tampouco houve entrega dos quiosques aos empresários que lá quisessem empreender”, enfatizou.

Eliane Sinhasique ressaltou que esteve no local e comprovou que a situação é realmente problemática. “Pelo que vi, o local está abandonado e o que serviria para o esporte e lazer de jovens, um local de entretenimento e negócios, tornou-se uma área fantasma, sem qualquer atividade que justifique tanto investimento. Além disso, o que foi construído está totalmente destruído pelo tempo e abandono”, complementou.

Na Explicação Pessoal a parlamentar retornou à tribuna para falar da dificuldade que as mulheres do Acre enfrentam para realizar a mamografia. Sinhasique relatou que mesmo com a Campanha “Outubro Rosa”, o mês de alerta para a prevenção do câncer de mama, as mulheres que procuram fazer o exame pela rede pública do Estado têm que enfrentar uma longa fila de espera.

“De que adianta fazer uma campanha linda do “Outubro Rosa” se o Centro de Controle Oncológico do Acre não tem mamógrafos suficientes para realizar mamografias? Todas essas campanhas tornam-se em vão. Do que adianta toda essa propaganda, todo mundo usando lacinho rosa no peito para estimular as mulheres a fazer o exame se o próprio Estado não fornece a essas mulheres o acesso ao exame de mamografia? Temos que deixar de hipocrisia. O governo do Estado tem a obrigação de garantir que as mulheres façam o exame de mama, não podemos brincar com a saúde”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac