loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Gehlen Diniz denuncia situação caótica enfrentada por pacientes da Clínica Ortopédica do Huerb

O deputado Gehlen Diniz (PP) denunciou na sessão desta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a situação caótica enfrentada por pacientes internados na Clínica Ortopédica do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). De acordo com o oposicionista, os corredores estão lotados, com macas e colchões espalhados por toda a unidade de saúde.

“Tenho em mãos fotos e vídeos que comprovam o descaso. O corredor da Clínica Ortopédica está lotado de macas que estão espalhadas por todo lado. A maioria dos pacientes está deitada no chão porque não tem espaço para acomodá-los. Sem falar no calor que os pacientes sofrem, o local não tem ventilação alguma”, disse.

Ainda de acordo com o parlamentar, existem informações de que a empresa que fornecia material hospitalar para a Clínica suspendeu o abastecimento por falta de pagamento. “Recebi informações de que os médicos não têm mais material para trabalhar porque o governo simplesmente não pagou a empresa que fornece material hospitalar para aquela unidade de saúde, um absurdo.

Gehlen Diniz sugeriu que os parlamentares fizessem uma visita ao hospital. “Peço aos meus colegas que façam uma visita ao local, temos que conversar com os pacientes e com os médicos que trabalham lá. Não podemos brincar com a saúde das pessoas, do jeito que está não dá para ficar”, afirmou.
O deputado também falou sobre a invasão ocorrida na noite de ontem (18) na Unidade Prisional 04 – conhecida como Papudinha – em Rio Branco. De acordo com a polícia, foram três horas de intensa troca de tiros entre bandidos fortemente armados e policiais militares. Para Gehlen, apesar da negativa do governo, o crime organizado está totalmente instalado no Estado do Acre.

“O governo nega, mas a verdade é que o crime organizado se instalou de vez no Acre e mostra a sua força quando quer. Enquanto isso, o governo permanece inerte e agora resolveu culpar o governo federal que até ontem era do PT. Ser governador do Acre é muito fácil, na hora que surge um problema a culpa é do governo federal. Estamos tomados por facções, está havendo uma guerra entre elas. Começam se matando e depois matam pessoas de bem, pessoas inocentes. Algo deve ser feito imediatamente”, afirmou.

O oposicionista falou ainda da reforma da delegacia de Sena Madureira. A obra, de acordo com ele, completou um ano. “A delegacia de Sena passa por uma reforma que já dura um ano e está sem previsão para acabar. A delegacia atualmente funciona num prédio bem pequeno, que não tem celas e possui apenas um banheiro. O ambiente é minúsculo e superlotado. Essa é a atual situação da delegacia de Sena Madureira, parabéns governador”, enfatizou.

O reajuste que será concedido pelo governo do Estado aos defensores públicos do Acre também foi abordado pelo deputado. “O governo vai conceder um aumento aos defensores públicos do Acre, e é claro que eles merecem ter seus salários reajustados. Mas e os trabalhadores da Educação como ficam? Quando vai chegar o projeto nesta Casa prevendo o reajuste para eles? E os servidores da Saúde e da Segurança? Quando essas categorias terão o tão sonhado aumento salarial? ”, questionou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac