loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac adere à Campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (13) atividades alusivas à campanha “Outubro Rosa” que visa o combate ao câncer de mama.

A Escola do Legislativo coordenou as ações. Entre as atividades estão a vacinação contra a gripe, febre amarela, HPV (para meninas de 9 a 13 anos), testes rápidos de glicemia capilar, hepatite B, HIV, sífilis, além de aferição de pressão arterial.

O câncer de mama é o segundo tipo de carcinoma mais frequente no mundo e o tipo mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos a cada ano. A estatística para os anos de 2014 e 2015 foi de 57.120 novos diagnósticos. Milhares de pessoas morrem devido ao diagnóstico tardio.

Para a servidora do Poder Legislativo Doricélia Taumaturgo, a iniciativa é louvável. “É uma iniciativa bacana porque você não precisa se deslocar para outro local para fazer isso. Além de contribuir para a conscientização sobre o Outubro Rosa”, cita.

Já a diretora da Escola do Legislativo acreano, Rachel Farias, destaca que a iniciativa tem o objetivo de conscientizar os servidores quanto aos riscos de não se fazer a prevenção ao câncer de mama.

“A Aleac está abraçando essa causa. A ideia é conscientizar os servidores da importância da prevenção ao câncer de mama. Estaremos distribuindo folders explicativos e realizando uma série de atividades”, pontua.

José Pinheiro
Agência Aleac