Aleac realiza sessão solene em alusão ao Dia Mundial da Doença Alzheimer

alzheimerr220916A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (22) uma sessão solene em alusão ao Dia Mundial da Doença de Alzheimer, comemorado na última quarta-feira (21). A solenidade foi proposta pelo deputado Jonas Lima (PT) através de um requerimento aprovado por unanimidade no plenário. O presidente, em exercício, do Poder Legislativo, deputado Eber Machado (PSDC), fez a abertura da sessão ressaltando a importância de se debater o assunto, pois, a sociedade carece de mais informações sobre o Alzheimer.

“Apesar de atualmente o assunto ser mais bem debatido, muitas pessoas ainda desconhecem a doença ou confundem os sintomas. O Alzheimer não tem cura e só o diagnóstico precoce pode fazer o paciente conviver com a doença sob controle”, afirmou.

Em pronunciamento, o deputado Jonas Lima destacou que o Dia Mundial da Doença de Alzheimer é uma oportunidade para sensibilizar a população em geral, entidades públicas e privadas de saúde, bem como os profissionais da área para essa doença que acomete mais de 1,2 milhão de brasileiros. Emocionado, o deputado disse que viveu essa realidade através de seu pai que foi diagnosticado com a doença e com a medicação e tratamento adequado conseguiu levar uma vida normal.

“Convivi com este drama dentro da minha casa. Era difícil porque nós não entendíamos o que o nosso pai passava. Ele não reconhecia os filhos. Quando descobrimos a doença dele, comecei a me interessar pelo assunto e apoiar as ações contra o Alzheimer. Precisamos desenvolver políticas públicas voltadas para o atendimento desses pacientes. Nós, parlamentares, temos que nos unir para garantir que as políticas já existentes saiam do papel e sejam devidamente executadas”, disse.

O deputado também falou da necessidade de se implantar um centro de atendimento voltado especialmente para o idoso e para pacientes diagnosticados com a doença. “Precisamos implantar aqui em Rio Branco um centro de atendimento ao idoso e às pessoas diagnosticadas com Alzheimer. Temos que sensibilizar nossos senadores e deputados federais para que disponibilizem emendas para a construção desse centro. Tenho certeza de que o prefeito Marcus Alexandre apoia esse projeto, que é de fundamental importância para os pacientes. Precisamos ter urgentemente um local que tenha toda infraestrutura adequada para que essas pessoas possam ser acolhidas com cuidado e carinho”, enfatizou.

Jonas Lima destacou ainda o trabalho desenvolvido pela Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças Similares – Regional Acre (ABRAz), que há treze anos contribui para a desmistificação da doença no Estado do Acre. “A ABRAz é uma entidade sem fins lucrativos, apartidária, que tem como objetivo prestar informações, serviços de apoio e assistência social e humanização no atendimento aos portadores da doença de Alzheimer e similares e a seus familiares, sem distinção de classe social, raça e cor. Essa Associação realiza um trabalho incrível aqui no Estado e merece todo nosso respeito e reconhecimento”, complementou.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Rossana Freitas, disse que é necessário avançar em políticas públicas que venham fortalecer o atendimento aos idosos, no sentido de possibilitar mais qualidade de vida. Ela defendeu uma melhor aplicabilidade dos recursos da Saúde.

“Precisamos melhorar o acesso. Estimular a criação do Plano Estadual da Demência. Precisamos lidar com isso. Se estamos estimulando a sobrevida da nossa população, então que seja com qualidade. Não vamos pensar apenas que estamos numa crise econômica, precisamos melhorar a aplicação desses recursos. Parabenizo a iniciativa do deputado Jonas Lima ”, disse Rossana Freitas.

Segundo o secretário municipal de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, apesar dos avanços no município, ainda é necessário qualificar os servidores no sentido de atender essa demanda. Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar a Cades e a ABRAz pela dedicação em defesa das pessoas acometidas pelo Alzheimer.

“Quando tem uma entidade que luta em defesa das pessoas em parceria com o poder público, as coisas acontecem. A nossa gratidão à Cades e à ABRAz. No caso da doença de Alzheimer, nós temos que enfrentar algumas coisas. Temos várias áreas técnicas que precisamos preparar para fazer esse atendimento específico”, pontuou.

A presidente da Associação Brasileira de Alzheimer – Regional Acre, Indira Leitão Viana, explicou que a ABRAz é um espaço de encontro, aprendizagem e troca de experiências oferecido especialmente para familiares e cuidadores de idosos com Alzheimer, no qual os participantes têm a oportunidade de refletir sobre a tarefa de cuidado sob novas perspectivas, ao encontrar novas estratégias para superar dificuldades e descobrir novas formas de lidar com o cotidiano modificado.

“Temos uma história de 13 anos em conjunto com a Central de Apoio às Entidades de Saúde (Cades) em parceria com o governo do Estado. Ajudamos os pacientes a encontrar novas estratégias para superar dificuldades e descobrir novas formas de lidar com o cotidiano modificado. Apesar do trabalho que realizamos, muito ainda precisa ser feito para atender as pessoas com a doença. Precisamos sensibilizar nossos políticos para que os mesmos desenvolvam ações voltadas para as pessoas com Alzheimer. Estamos lutando diariamente para oferecer melhor qualidade de vida para essas pessoas”, disse.

Mircléia Magalhães e José Pinheiro