Deputada Maria Antônia destaca Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate à Hanseníase

mariantonia210916Em discurso na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta quarta-feira (21), a deputada Maria Antônia (PROS) falou sobre a realização da Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate à Hanseníase que acontece agora em setembro. A deputada parabenizou a Coordenação Regional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), no Acre.

“Só tenho a parabenizar a Coordenação Nacional e Regional do Morhan. Eles visitam todo o Acre e o Amazonas. Essa doença não era nem para mais existir, mas, infelizmente, ainda tem muitos casos. Fazemos um apelo para as pessoas, que não tenham preconceitos e em caso de sintomas que busquem uma unidade de saúde”, disse a deputada.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a doença acomete, ainda, cerca de 200 mil pessoas no mundo. O maior número de casos ocorre na Ásia, África e América do Sul, sendo o Brasil o segundo país com maior número absoluto de casos. Além das sequelas decorrentes dos efeitos da doença, o preconceito é um dos principais problemas vivenciados pelos doentes. Ao longo da história, muitos foram estigmatizados, perdurando ainda essa situação em grande parte do mundo.

A hanseníase causa diferentes tipos de lesões na pele, cuja característica mais importante é a diminuição da sensibilidade devido ao fato de acometer os nervos. “Uma mancha dormente, mais clara que a pele ou avermelhada, pode ser hanseníase”.

O diagnóstico precoce ainda é a principal estratégia para quebrar a cadeia de transmissão e reduzir a carga da doença na comunidade. Os medicamentos e a assistência médica são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Caso haja retardo no tratamento pode ocorrer sequelas e incapacidades físicas.

José Pinheiro