loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Daniel Zen comemora dados da RAIS que apresenta crescimento na geração de empregos no Acre

daniel210916O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre, deputado Daniel Zen (PT), mencionou os dados fornecidos pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), que apontou crescimento no número de postos de trabalho ocupados no Acre, em 2015. Foram gerados mais de 3 mil empregos, levando-se em consideração a iniciativa privada e o emprego público. Ele analisou, ainda, o cenário nacional nos últimos 30 anos.

“Queria aqui fazer menção a uma notícia que passou de certa forma despercebida por nós, deputados. Já falei na semana passada desse assunto, mas queria retornar aqui com um dado interessante. Para minha felicidade vi a divulgação dos dados da RAIS e os dados foram muito animadores. No ano de 2015, o Estado do Acre demonstrou um incremento, um saldo positivo incluindo empregos públicos e privados. Foram mais de 3 mil empregos, deixando o Acre entre os três estados brasileiros a fechar 2015 com saldo positivo”, citou o parlamentar.

Daniel Zen lembrou que analisando os últimos 20 anos, nos governos de Lula e Dilma foi o período que mais foram gerados empregos. Foram 15 milhões de novos postos de trabalho, contra 5 milhões gerados no governo de Fernando Henrique Cardoso.

“O maior período de empregabilidade ocorreu nos dois mandatos do presidente Lula e da presidente Dilma. Foram gerados mais empregos que demissões de pessoas. Quando olhamos o acumulado desses 30 anos, nos chama a atenção. Dentro desses 30 anos, se pegarmos os últimos 20 anos, veremos que foram gerados 20 milhões de empregos. Desses 20 milhões, 15 milhões no governo Lula e Dilma”, reportou.

Zen voltou a falar sobre o PL 94/2016, que dispõe sobre a utilização pelo Executivo de recursos oriundos de processos judiciais que tramitam no Judiciário acreano. Ele destacou que há uma lei complementar federal que permite aos estados adotarem essa medida, visando conter os impactos da crise econômica. Pelo menos 23 estados já adotaram a iniciativa.

“Para encerrar o discurso, quero falar sobre o Projeto de Lei 94/2016. Reafirmar o que já disse, há uma lei complementar federal que ampara essa medida. Pelo menos 23 estados já adotaram essa medida. Não há risco para as partes, não há confisco. Não há nenhum risco de um credor, de uma parte se ver frustrada na sua expectativa de receber o recurso. É uma medida que transpassa a bandeira partidária”, disse o deputado petista.

José Pinheiro
Agência Aleac