Deputado Daniel Zen questiona declaração de ministro Gilmar Mendes

daniell240816O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), questionou na sessão desta quarta-feira (24) o posicionamento do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. O ministro teria classificado de “cretino” quem criou a proposta de combate à corrupção, defendida pelo juiz Sérgio Moro e pelo coordenador da Lava Jato no Paraná, o procurador Deltan Dallagnol.

Para o deputado, o fato é curioso uma vez que a Operação da Lava Jato era defendida e até mesmo elogiada pelo ministro. “Até outro dia o juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol eram heróis, hoje são cretinos. Quanta incoerência. Enquanto a Dilma e o Lula eram alvos da Lava Jato, a operação era elogiada. Agora, que envolve outros nomes a operação é criticada. O fato é no mínimo curioso. Como as coisas mudam rapidamente”, disse.

O parlamentar comentou ainda a prisão do chefe de gabinete do prefeito Vagner Sales (PMDB), de Cruzeiro do Sul. Mario Neto foi preso pela Polícia Federal no fim da tarde desta terça-feira (23), por corrupção ativa e compra de votos. Ele frisou ainda que os oposicionistas estariam usando a justificativa de que não teriam compromisso com a corrupção, sempre que membros de partidos de oposição são acusados de atos ilícitos. Mas quando se trata do PT, a acusação se estende a todos os filiados.

“Se a prisão fosse de algum membro do PT, a oposição não perderia tempo, as críticas surgiram logo. Mas como foi do PMDB, ninguém fala nada, ficam num silêncio total. A verdade é que ninguém do PT foi preso, não tem nenhum prefeito do Partido dos Trabalhadores afastado acusado de corrupção ou envolvido em compra de voto. Na hora de criticar a oposição se manifesta, mas quando o caso envolve um dos seus, ficam calados. Mas sei que a população está atenta e no dia das eleições tomará a decisão certa”, enfatizou.

O líder do governo também comentou os casos que suscitaram a prisão do secretário regional do PMDB, Aldemir Lopes, e o afastamento do prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB), que é acusado de desvios de recursos no município do Alto Acre. “Hoje amanhecemos com a notícia da prisão do chefe de gabinete de uma administração do PMDB, pouco tempo depois da prisão de Aldemir Lopes e o afastamento do prefeito Everaldo Gomes”, completou.

No Grande Expediente, Daniel Zen destacou o lançamento do Programa Quero Ler – para erradicação do analfabetismo no Acre – no interior do Estado. Segundo o parlamentar, desde que foi lançado o programa vem transformando a vida de mais de cinco mil alunos em Rio Branco através da alfabetização. Ele ressaltou que além da capital, o programa será estendido ao interior do Estado, com a abertura de até 150 turmas.

“Foi confirmada a abertura de mais de 150 turmas para Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e também para o Alto Acre, dando continuidade ao Programa Quero Ler. Esses investimentos serão pagos com fonte do Brasil Alfabetizado e recursos próprios. Se tudo der certo, atingiremos a nossa meta, o número recorde em todos esses anos de enfrentamento ao analfabetismo. O Programa Quero Ler é com certeza um dos projetos mais importantes do governador Tião Viana”, disse.

O deputado falou da importância do projeto de lei de sua autoria, que foi aprovado por unanimidade na Aleac, que institui o Programa Institucional de Bolsas para a Educação Básica. “Foi por conta desta lei que os alfabetizadores do Programa Quero Ler passaram a receber uma bolsa no valor de R$ 800, o dobro do que era pago pelo Projeto Brasil Alfabetizado. Foi um incentivo a mais para esses profissionais que tanto se empenham para garantir o bom funcionamento do programa”, concluiu.

Mircléia Magalhães