Deputada Eliane Sinhasique afirma que Rio Branco está à mercê dos bandidos

eliane180816Os ataques criminosos que ocorreram durante a madrugada desta quarta-feira (18) em Rio Branco foram tema de debates na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) disse durante pronunciamento na tribuna que a capital acreana está à mercê dos bandidos. A oposicionista cobrou medidas enérgicas do secretário de Segurança do Estado, Emylson Farias, para combater a criminalidade.

“A situação está sem governo. Estamos à mercê dos bandidos na nossa cidade. Os criminosos colocaram um toque de recolher para a população de Rio Branco, os bandidos dominaram e a população amedrontada se trancou dentro de casa. A Secretaria de Segurança falhou mais uma vez, os bandidos estão atacando sem medo”, destacou.

De acordo com a parlamentar, a Secretaria de Segurança está afastando as políticas públicas da população. “O secretário de Segurança está afastando cada vez mais as políticas públicas das famílias. Os aparelhos públicos estão sendo tirados de pontos estratégicos e sendo instalados em locais distantes da população. Delegacias estão sendo desativadas, os boxes da PM dos bairros da Sobral e Calafate foram fechados. Não tem viatura, não tem combustível, não tem efetivo, não tem coletes para os policiais, não tem nada. Cadê os investimentos da Segurança? ”, questionou.

Para Eliane Sinhasique a instalação de mais um gabinete de situação de emergência não resolverá o problema da falta de segurança em Rio Branco. “O secretário veio novamente com essa conversa de montar um gabinete de situação de emergência para atender a população, aí eu pergunto: mais um? O que está faltando na Segurança do nosso Estado é planejamento e gerência, ou será competência? No momento em que os bandidos tomam conta da cidade, a Secretaria de Segurança distribui apitos para a população. Um absurdo”, enfatizou.

A oposicionista cobrou ainda da Secretaria Municipal de Educação, melhorias para escolas de Rio Branco. De acordo com ela, mais de 30 escolas precisam de reforma urgente. “Fiz um levantamento juntamente com a vereadora Lene Petecão e identificamos que mais de 30 escolas precisam de reforma urgente. A maioria delas está sem teto, com banheiros quebrados e com a estrutura completamente danificada. Peço que a Secretaria Municipal de Educação providencie a reforma o mais rápido possível. Se não investirmos na Educação veremos a criminalidade crescer a cada dia”, disse.

Para finalizar, Sinhasique informou que a Comissão de Segurança Pública da Aleac convidará o Secretário de Segurança do Estado, Emylson Farias, para uma reunião com os parlamentares no plenário do Poder Legislativo na próxima terça-feira (23).

“Ele tem que vir a esta casa para ouvir os representantes do povo. Queremos conversar com ele, saber quais são as ações que estão sendo desenvolvidas para combater a criminalidade no Estado. Queremos também dar sugestões para colaborar com as ações do sistema”, concluiu.

Mircléia Magalhães