loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Eber Machado denuncia paralisação do Programa Luz Para Todos no Estado

eber090816O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Eber Machado (PSDC), disse na sessão desta terça-feira (9) que os serviços do Programa Luz Para Todos foram paralisados no interior do Estado. O parlamentar relatou que dos 22 municípios acreanos, 16 encontram-se com as execuções paralisadas. De acordo com ele, as empresas contratadas para instalar as redes de energia estão sem receber os recursos que estariam garantidos pelo governo federal, mas que não estariam sendo repassados.

“A população rural está reclamando que os serviços foram suspensos. Desde o ano passado travamos um debate duro com a Eletrobras, já que a licitação tinha sido realizada, mas os contratos não tinham sido assinados com as empresas e as obras não haviam sido iniciadas. Sabemos que se trata de uma verba a fundo perdido, então porque não estão pagando essas empresas? Fizemos um levantamento e ficamos sabendo que dos 22 municípios acreanos, apenas 6 estão com as obras em funcionamento”, disse.

Ainda de acordo com o deputado, desde dezembro do ano passado os repasses foram cortados e os pagamentos das empresas foram suspensos. “Minha preocupação é que o programa vai parar em 100%. Vamos juntamente com a Comissão de Direitos Humanos até a Eletrobras Distribuição Acre saber o que está ocorrendo. Sou vice-presidente da comissão e preciso saber o que está acontecendo, se possível iremos àquele órgão hoje à tarde para saber por que não estão pagando as empresas. Não podemos admitir que a população da zona rural seja abandonada”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac