loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Parlamentares são homenageados pela Academia Acreana de Letras em ato solene

atosln040816Em solenidade nesta quinta-feira (4), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), foi dada posse a Mário Lima Brasil na cadeira de número 15, da Academia Acreana de Letras. A cadeira era ocupada pelo ex-governador do Acre Jorge Kalume. O Poder Legislativo acreano é mantenedor da Academia Acreana de Letras.

Na oportunidade, foram homenageados como beneméritos do quadro social os parlamentares Ney Amorim (PT), Eber Machado (PSDC), Eliane Sinhasique (PMDB) e Daniel Zen (PT). A solenidade é fruto do Requerimento n° 71/2016, de autoria do deputado Manoel Moraes (PSB).

A professora doutora Luiza Galvão Lessa, presidente da Academia, conduziu o ato de posse de Mário Brasil, que foi prestigiado por integrantes da entidade e parlamentares. Ela falou da contribuição social de Mário Brasil por meio da música. “Mário Brasil canta as belezas do nosso Acre”.

Mário Lima Brasil, que é maestro e professor do Curso de Música da Universidade Federal do Acre, falou sobre a honra que é ocupar a 15° cadeira na Academia Acreana de Letras.

“Estou muito feliz com essa honraria, principalmente porque sei que nesse momento, em Brasília, um dos fundadores dessa Academia também se encontra muito feliz, que é o meu pai. Também aqui, quero homenagear o confrade Clodomir Monteiro, a quem presto minhas homenagens. Fui eleito com muito orgulho para ocupar a cadeira 15 da Academia Acreana de Letras”, ressalta.

O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), disse que a Academia Acreana de Letras sempre terá o apoio dos parlamentares acreanos. Ele acrescentou que ficou emocionado ao receber o botom de membro benemérito.

“Com muita honra realizamos este ato solene em alusão a Academia Acreana de Letras, fruto de um requerimento do deputado Manoel Moraes. Eu, particularmente, estou muito emocionado com essa honraria por mim recebida. Não tenho palavras para descrever este momento. A Academia Acreana de Letras terá sempre nosso total e irrestrito apoio na Assembleia Legislativa do Acre”, argumenta.

Representando os parlamentares acreanos, o deputado Daniel Zen (PT) disse que é com muita gratidão que os parlamentares recebem a homenagem da Academia Acreana de Letras. “Não esperávamos por essa homenagem, porque nada mais fizemos que nossa obrigação em defender os valores e princípios dos acreanos. A partir de toda mobilização que foi capitaneada pela instituição, fizemos um esforço conjunto em cima desse tema que é a forma de grafar e pronunciar a palavra acreano. Esse, com certeza ,é um grande presente de aniversário que recebo hoje”, destaca.

José Pinheiro, Mircléia Magalhães e Andressa Oliveira
Agência Aleac