loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique reivindica investimentos no Projeto de Assentamento Walter Arce

eliane030816A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) relatou na sessão desta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a situação das mais de 500 famílias assentadas no Projeto de Assentamento Walter Arce, próximo ao Café Contri. Segundo a parlamentar, os assentados necessitam da abertura de ramais, além da liberação de recursos para investimento rural.

“Esse assentamento foi criado para acomodar as famílias brasileiras que estavam em terras bolivianas. Há dois anos foi lá o superintendente do Incra. Assinaram uma documentação, fizeram uma solenidade e anunciaram que iriam fazer um investimento de R$ 1 milhão e 260 mil que beneficiaria 90 famílias. Mas acontece que até hoje os recursos não foram liberados. Isso foi em 2014”, completa.

Sinhasique acrescentou que a situação é desumana: “Isso é de uma crueldade com o ser humano. Quem faz um negócio desse não acredita em Deus e não tem medo dos castigos dele, porque isso é desumano. Eu sei como é desbravar um assentamento, porque eu venho do Projeto de Assentamento Dirigido Pedro Peixoto. Apenas sete ramais tem acesso. O resto é um picadão no meio do tabocal. A crueldade foi maior ainda porque eles foram lá e pegaram a documentação das pessoas com a promessa que eles iriam entrar no Programa de Habitação Rural e isso não aconteceu”, reitera.

A peemedebista culpou as administrações petistas pelo descaso com os produtores rurais. Para ela, a ‘perseguição’ é uma característica petista. “Lá não chega um carro, uma máquina, mas a equipe do Imac chega para multar uma trabalhadora rural que derrubou uma árvore para fazer uma tapera. O que estão fazendo com essas pessoas é cruel. É assim que a administração petista trabalha: prometendo e não cumprindo, massacrando as pessoas, humilhando o povo”, salienta.

José Pinheiro
Agência Aleac