loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jenilson Leite destaca importância de PL que normatiza acesso em unidades de saúde

jenilson210616O deputado Jenilson Leite (PCdoB) disse na sessão desta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que o Projeto de Lei nº 65, de sua autoria, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade da rede pública e privada em todo o Estado do Acre adotar medidas preventivas, tornando obrigatório um cartão ou crachá de identificação de todos os funcionários, prestadores de serviços, bem como dos acompanhantes de pacientes e visitantes que adentrarem as unidades de saúde”, foi devidamente aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Poder Legislativo. A matéria segue agora para a devida discussão e votação em plenário.

De acordo com o parlamentar, que é médico infectologista, o projeto de lei visa facilitar a identificação, bem como a relação entre servidores e pacientes. Também diminuirá o número de pessoas desconhecidas e pequenos crimes praticados nas unidades hospitalares.

“Quem busca um atendimento no ambiente hospitalar terá a facilidade de saber com quem está falando. Outro dia um grupo de bandidos entrou na Maternidade com o intuito de roubar, de tirar a tranquilidade dos pacientes. Quando a gente cria um mecanismo de identificação facilita, inclusive, a apuração de casos como estes. O objetivo é aumentar a segurança dentro das unidades de saúde e dar celeridade ao atendimento”, disse.

O deputado também parabenizou o governador Tião Viana (PT) pela inauguração realizada na manhã de ontem (20) do novo bloco de atendimento da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco. Um avanço importante na Saúde segundo Leite.

“A nova ala tem salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP) e irão atender de forma humanizada as gestantes. Num momento difícil como este em que a Maternidade tem recebidos diversas críticas, a construção dessa nova ala funciona também como resposta para a população. Além de proporcionar mais segurança às gestantes”, complementou.

Foram investidos mais de R$ 550 mil nas instalações da unidade de saúde. Além das novas salas privativas de parto, o espaço conta com posto de enfermagem, banheiros adaptados para as gestantes, banheiros exclusivos para acompanhantes, sala de reanimação neonatal e rápido acesso ao bloco cirúrgico da Maternidade.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac