loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique comenta visita aos diretores da Maternidade Bárbara Heliodora e fala sobre superlotação

eliane210616Durante a sessão desta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) comentou a situação da Maternidade Bárbara Heliodora. Ela pontuou que em conversa com os diretores da unidade foi informada que a superlotação na unidade é explicada pela insuficiência no atendimento prestado na atenção básica de saúde pelos municípios, especificamente Rio Branco.

“Estivemos na última segunda-feira na Maternidade Bárbara Heliodora e podemos observar nessa primeira conversa com o diretor-clínico, José Everton, e Rossana de Oliveira que eles querem falar e não vão assumir sozinhos os ônus em relação à superlotação da Maternidade Heliodora. Eles disseram que a Maternidade está fazendo o atendimento ambulatorial que seria feito nos postos de saúde. As mulheres estão procurando a Maternidade para tratar de uma infecção urinária, casos de herpes genital, HPV, gonorreia, sífilis. Superlotam a Maternidade até para fazer uma ultrassonografia”, argumenta.

Ela complementou que ao fazer isso, a unidade deixa de cumprir a sua função principal, que é a alta complexidade. A parlamentar apresentou mais uma denúncia, segundo ela, relatada pelos gestores. “Eles disseram: ‘nós não aguentamos mais, o pré-natal não está sendo feito nos postos de saúde’. Neste sentido, a mulher quando chega com dor precisa esperar outra paciente que está sendo atendida por uma doença que deveria ser tratada numa unidade básica de saúde”, argumenta.

José Pinheiro
Agência Aleac