loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

CPI do sistema prisional do Acre é defendida pela deputada Eliane Sinhasique

eliane090616A deputada Eliane Sinhasique (PMDB), solicitou durante a sessão desta quinta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar problemas no sistema penitenciários acreano. Ela ressaltou que a iniciativa do pedido partiu do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap).

“Recebi uma solicitação para instalação de uma CPI sobre o sistema penitenciário acreano, encaminhada pelo Sindap. Os agentes relatam motivos pelos quais essa investigação precisa ser feita. Os problemas que esses profissionais enfrentam são os mais diversos possíveis e eles trabalham com criminosos de diversas espécies, ” relatou.

De acordo com o documento apresentado, representantes do Sindap alegam que as unidades prisionais estão superlotadas; nenhuma unidade possui bloqueador de celular, nem body scanner, com isso, estima-se que aproximadamente meia tonelada de drogas entre no sistema penitenciário acreano. Alertam também para a desproporcionalidade do número de agentes para vistoriar os detentos.

“O Acre é o Estado que mais prende, as cadeias estão superlotadas e por isso a Justiça começou a adotar as audiências de custódia. A polícia prende, a Justiça ouve e libera. Somos extorquidos com impostos elevadíssimos, os empresários não recebem nenhum estímulo, possuímos atualmente 12 milhões de pessoas desempregadas no país. Estamos vivendo um caos, “ classificou.

Sinhasique concluiu seu discurso defendendo a elaboração de penas alternativas. Sugeriu, ainda, que a Comissão de Segurança da Aleac encaminhe uma propositura para que possíveis mudanças comecem a ser feitas.

Andressa Oliveira
Agência Aleac