Comissão Especial da Aleac que analisa limites intermunicipais se reúne com representante de Rio Branco

cpilimites080616A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) que analisa os limites intermunicipais se reuniu na manhã desta quarta-feira (8) com diretor do Departamento de Cadastro da Prefeitura de Rio Branco, Uberico Queiroz. Na pauta os limites entre Rio Branco e Senador Guiomard.

A presidente da Comissão, deputada Leila Galvão (PT), explicou que uma comissão formada pelo prefeito de Senador Guiomard, James Gomes (PP), e vereadores procuraram a Aleac para manifestar sua insatisfação com a legislação aprovada em 2003, resultado do trabalho realizado pela CPI dos Limites. Ela frisou que a intenção é corrigir falhas e priorizar o interesse público na nova legislação.

“Encaminhamos para as prefeituras ofício para que no prazo de 15 dias elas se manifestassem acerca dos limites. Nesse sentido, Senador Guiomard nos procurou e mostrou a sua opinião a respeito do assunto. Então decidimos que deveríamos ouvir Rio Branco também”, disse a parlamentar.

A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) deu mais detalhes sobre a questão. Disse que Senador Guiomard perdeu receita com a demarcação de 2003. Ela pontuou que segundo os representantes de Senador Guiomard, além da perda da arrecadação, o município ficou com outro problema, ou seja, assumiu responsabilidades que pela lei seriam de Rio Branco, como a coleta do lixo nessas localidades.

“Eles alegam que estão prestando alguns serviços em áreas de Rio Branco. Há também uma perda de FPM e há um gasto com essas localidades”, cita Sinhasique.

Uberico Queiroz sugeriu que a Prefeitura de Rio Branco se reúna com os representantes do Quinari na busca de um consenso sobre o caso. E após o diálogo, retornem à Comissão Especial dos Limites da Aleac para dar os devidos encaminhamentos sobre a decisão adotada pelas duas cidades.

“Penso que precisamos nos reunir com o prefeito e os vereadores de Senador Guiomard para dialogar e chegar a um consenso”, pontuou.

A sugestão foi acatada pelos membros da Comissão. A ideia é elaborar uma legislação mais participativa.

José Pinheiro