Deputado Daniel Zen solicita instalação de CPI para investigar possíveis práticas de agiotagem

daniel080616O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), apresentou na sessão desta quarta-feira (8) três requerimentos solicitando a instalação de três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI).

O primeiro requerimento solicita a instalação de uma CPI para investigar as denúncias de que pessoas físicas estão realizando contratos de empréstimo de dinheiro, efetuando cobranças abusivas de taxas de juros (praticando a chamada agiotagem) maiores do que as fixadas pelo mercado e superiores às adotadas como parâmetro pelo Banco Central.

Para Daniel Zen, o tema é de suma importância, pois atinge considerável parte da população que não raro precisa recorrer a empréstimos para realizar empreendimentos diversos como quitar dívidas, adquirir algum bem móvel ou imóvel ou até mesmo pagar cirurgias de alto valor.

“Pessoas são atraídas a pactuarem contrato de empréstimo com pessoa física (ao invés de fazê-lo com uma instituição financeira idônea), em que as taxas de juros são consideravelmente maiores do que as fixadas pelo mercado e superiores às adotadas como parâmetro do Banco Central”, disse.

A segunda comissão deverá investigar pelo prazo de 90 dias como tem sido feito o recolhimento da contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por parte das prefeituras em relação aos contratos de prestadores de serviço nas demais relações contratuais ou legais em que há uma exigência.

“Trata-se de proposição deveras importante, tendo em vista que deixar de repassar à Previdência Social as contribuições recolhidas dos contribuintes, no prazo e na forma legal ou convencional, configura, em tese, o crime de apropriação indébita previdenciária, prevista no artigo 168-A do Código Penal”, explicou o deputado.

O terceiro requerimento pede a instalação de uma CPI para investigar o cumprimento da aplicação do percentual mínimo de recursos provenientes da arrecadação dos impostos em ações e serviços públicos de saúde pelos municípios do Estado do Acre.

“É uma proposição extremamente importante, pois existem denúncias de que algumas prefeituras do Estado estão descumprindo a aplicação do percentual mínimo em ações e serviços de saúde, principalmente as prefeituras administradas por gestores da oposição”, concluiu.

Mircléia Magalhães