loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Educação da Aleac realiza audiência pública em Sena Madureira para discutir nova Lei de Gestão Escolar

audpubcomedu230516A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), promoveu na manhã desta segunda-feira (23), no auditório do Centro Estadual de Educação Permanente (Cedup), de Sena Madureira, uma audiência pública para discutir a nova Lei de Gestão Democrática das Escolas da Rede Pública Estadual de Educação Básica.

O evento foi coordenado pelo deputado Daniel Zen (PT), que preside a Comissão na Aleac. O parlamentar apresentou o projeto aos vereadores do município, gestores escolares e comunidade presente, que contribuem dando sugestões para melhoramento do PL. Participaram também os deputados Gehlen Diniz (PP), Jesus Sérgio (PDT), Leila Galvão (PT) e André da Droga Vale (PRB).

De acordo com a nova Lei de Gestão Democrática, todos os segmentos da comunidade escolar participarão mais ativamente das decisões em todos os setores. Incluem-se nesse aspecto, programas pedagógicos, técnico – administrativos e gerenciais. O Acre foi pioneiro nessa iniciativa de gestão.

Os parlamentares discorreram sobre a nova lei e destacaram a importância das audiências para o melhoramento da mesma.

Daniel Zen (PT)
“Esta é a terceira audiência pública que realizamos para debater esse tema. Nossa lei de Gestão Escolar completa este ano 13 anos de existência, então já era hora de debater uma revisão da mesma. Ouvir os sindicatos e todas as entidades representativas é essencial na elaboração desse projeto. Durante essas audiências, recebemos várias contribuições e pontos de vistas que com certeza irão melhorar ainda mais os aspectos da lei.”

Jesus Sérgio (PDT)
“A Aleac está promovendo essas audiências para discutir com a sociedade, para que seja feita uma lei no formato que a comunidade precisa. Por isso esses encontros são tão importantes, para melhorarmos tanto a gestão como o ensino nas escolas.”

André da Droga Vale (PRB)
“É uma satisfação imensa estar aqui. A Aleac vem demonstrando uma firmeza e proximidade com a comunidade que só contribuem de uma forma geral. Essa nova lei foi entrando num debate mais amplo e hoje estamos aqui para ouvir os gestores, alunos e comunidade, para que todos sejam beneficiados.”

Leila Galvão (PT)
“Saúdo todos os professores e coordenadores por estarem aqui participando e contribuindo para que esse projeto de lei seja complementado. É um prazer reencontrar amigos, principalmente para construirmos juntos alterações que irão enriquecer a gestão democrática em nosso Estado. A Aleac, com todo apoio e coordenação do seu presidente, o deputado Ney Amorim (PT), tem saído do prédio para ouvir as pessoas nos municípios. Isso é muito importante para exercermos um mandato participativo.”

Gehlen Diniz (PP)
“Para mim, é uma honra estar participando dessa audiência pública, que trata um tema importantíssimo. Parabenizo o deputado Daniel Zen, uma pessoa extremamente preparada para atuar nessa área. Respeito muito os professores, já fui professor e sei a dificuldade que é transmitir ensinamentos aos alunos. Considero de suma importância a participação popular na discussão desse tema para o futuro. Cabe a nós lutar sempre por melhorias, pois se você não forma bem o cidadão, no futuro possivelmente enfrentará uma dura realidade.”

As próximas audiências públicas para debater sobre a nova Lei de Gestão Democrática nas escolas irão acontecer dia 10/06, em Cruzeiro do Sul, e 13/06, em Feijó.

Andressa Oliveira
Agência Aleac