loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Legislação Agrária recebe posseiros do Seringal Capatará e garante reunião com procurador do Incra

A Comissão de Legislação Agrária da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) recebeu na manhã desta quarta-feira (18) trabalhadores rurais sem-terra que ocupam uma área localizada no Seringal Capatará, entre os municípios de Senador Guiomard e Capixaba.

Na pauta, os trabalhadores pedem uma ação mais efetiva por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de remeter o processo para a Procuradoria Geral da União (PGU) por entender que as terras em litígio são da União.

O presidente da Comissão, deputado André Vale (PRB), garantiu que aquilo que estiver ao alcance dos parlamentares será feito. Ele assegurou uma reunião da Comissão de Legislação Agrária com o procurador do Incra, Vicente Brito, para tratar sobre o assunto.

Há mais de 20 anos os trabalhadores lutam pela posse de 44.420 hectares que pertenciam ao Seringal Capatará. Aproximadamente 800 famílias residem na localidade.

Para José Apolônio Florentino, o Incra precisa intervir e promover uma ação discriminatória de terras particulares e terras da União para pôr fim ao impasse. “O Incra precisa promover essa ação discriminatória. Não entendo porque esse conflito se arrasta a tanto tempo. Quais forças atuam para que isso ocorra e o processo não ande?”, disse o líder comunitário.

Na quinta-feira (18) os trabalhadores terão uma conversa, em Senador Guiomard, com o magistrado que cuida do caso para tentar “sensibilizá-lo” da importância de desapropriar a área em questão.

José Pinheiro
Agência Aleac