loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Com sessão solene enfermeiros são homenageados na Aleac

sessenf120516Em comemoração à Semana da Enfermagem e ao Dia do Enfermeiro, a Assembleia Legislativa do Acre realizou na manhã desta quinta-feira (12) uma sessão solene para homenagear a categoria. A solenidade foi solicitada pelo deputado Jenilson Leite (PCdoB) através de um requerimento aprovado por unanimidade em plenário.

Participaram da cerimônia o secretário de Saúde do Estado, Gemil Junior; o secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida; o representante do Conselho Federal de Enfermagem, Jebson Medeiros; o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Acre, Pablo José Custódio; o presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Acre, Luciana Maria Cipriano; a vice-presidente do SPATE, Alestra Amâncio; e o presidente, em exercício, do Sintesac, João Batista.

O presidente do Poder Legislativo, em exercício, deputado Raimundinho da Saúde (PTN), disse que o Parlamento acreano se sentia honrado com a presença dos profissionais em enfermagem. E acrescentou que na próxima semana apresentará um anteprojeto de lei para revisar o piso salarial da categoria.

“É com muita honra que os recebemos nesta sessão solene. Esta Casa se sente honrada em poder conceder essas homenagens. Queria, antes de abrir as falas, comentar uma situação. Existe uma luta da enfermagem que são as 30 horas. Conseguimos em vários municípios essa conquista. Mas quero dizer, ainda, que entrarei com um anteprojeto de lei para tratar sobre o piso salarial da categoria da enfermagem na próxima semana”, pontua.

O deputado Jenilson Leite disse que a homenagem tem como objetivo principal reconhecer a importância dos profissionais para a população. “Mesmo em meio à crise que assola o país, os nossos enfermeiros têm realizado um trabalho de excelência e nós temos que reconhecer isso. Eles cuidam com carinho e dão amor a todos os pacientes sem ao menos conhecer. Zelando sempre pelo bem-estar da população em todas as etapas do tratamento”, destacou.

O parlamentar disse que o Poder Legislativo está à disposição dos servidores da Saúde. “Esta Casa tem orgulho dos profissionais de saúde do nosso Estado. Nós estaremos sempre à disposição dessa categoria para lutar por melhores condições de trabalho e salariais. Este poder sempre estará disposto a ampará-los e ajudá-los nas ações do dia a dia”, disse.

O secretário Estadual de Saúde, Gemil Júnior, destacou a importância do trabalho dos enfermeiros para o bom funcionamento dos hospitais. O secretário falou ainda sobre a proposta que prevê aumento de 15% no piso salarial da categoria.

“O enfermeiro é aquele que cuida, que sofre, que se dedica para que a dor do próximo diminua. O governo recebeu uma proposta que prevê o aumento de 15% para a classe e tem a intenção que esse documento venha para esta Casa e seja aprovado. É uma grande vitória no momento. Temos 19 estados que não estão com os salários em dia, então essa conquista se torna ainda maior. Em nome do governo e do governador queremos fazer um agradecimento especial a todos os enfermeiros do Estado. ”

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Pablo José Custódio, enfatizou os profissionais de nível intermediário. Ele citou que auxiliares e técnicos em enfermagem devem ser reconhecidos. “Não devemos esquecer-nos desses profissionais do ensino médio. Sem eles a enfermagem não andaria. Muitos deles têm a experiência de vida e capacidade técnica que deve ser valorizada por nós, enfermeiros”, disse.

Para o presidente, em exercício, do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac), João Batista, os profissionais de saúde trabalham com dedicação e amor. “A palavra enfermagem significa amor porque é com esse sentimento que nós trabalhamos diariamente. Procuramos sempre trabalhar de maneira eficiente e responsável, oferecendo o melhor atendimento à população”, enfatizou.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Acre, Luciana Maria Cipriano, falou sobre os desafios enfrentados pelos profissionais de enfermagem e ressaltou que a classe continuará na luta por melhorias trabalhistas.

“A nossa enfermagem hoje tem muitos desafios a vencer para que possamos lutar por condições de trabalho mais dignas. Iremos, sim, lutar por concursos efetivos para a classe e contra o Pró-Saúde. Se estamos dentro da Casa do Legislativo, significa que estamos construindo esse espaço de diálogo. ”

Ao final da solenidade os deputados estaduais entregaram a alguns profissionais de saúde o Certificado de Honra ao Mérito pelo reconhecimento profissional em prol dos serviços prestados ao Estado do Acre.

O que os deputados disseram:

Eliane Sinhasique
“Digo a todos vocês que a coisas vão melhorar, sim, é isso que me move. É possível fazer mais, se empenhar mais, buscar recursos para fazer com que a nossa saúde funcione de acordo com o que a população merece. Quando você tem um bom gestor certamente o país prospera, pois ele dá caminhos, incentiva seus funcionários para fazer mais e melhor. O corpo técnico, secretários e ministros irão trabalhar para colocar o Brasil no rumo do desenvolvimento. Não vamos desanimar! ”

Leila Galvão (PT)
Gostaria de saudar todos os profissionais de saúde, em especial os enfermeiros. Quero parabenizar o deputado Jenilson por mais esse requerimento para homenagear esses profissionais. A ideia é reconhecer o esforço de cada um. A Saúde é muito complexa e para se fazer Saúde é preciso de muitos recursos, mas é preciso também de boa vontade. Aproveito para fazer essa reivindicação para que possamos fazer uma grande convocação. Entendemos que a Saúde é para todos.

Doutora Juliana (PRB)
Quero parabenizar o deputado Jenilson por tão feliz homenagem. Grande é a profissão de vocês. Vocês são os únicos profissionais que participam da vida do ser humano. No nascimento, na vida adulta e na nossa morte. Uma hora da nossa vida passaremos pela mão de vocês. Eu digo a vocês, eu não visualizo uma equipe médica sem a ajuda dos senhores. O trabalho de vocês é essencial.

Heitor Júnior (PDT)
“Quero parabenizar esses profissionais pelo exercício dessa profissão tão digna. É um sacerdócio ser enfermeiro, eu frequento muitas unidades de saúde e por isso sei da dedicação árdua que é exercer essa profissão, pois envolve muito sentimento. Que possamos oferecer a estrutura adequada para que esses servidores possam desenvolver seu trabalho com eficiência e responsabilidade”.

Josa da Farmácia (PTN)
“Eu bem sei o que os senhores recebem de clamor do povo. Isso chega a doer na alma porque muitas vezes os enfermeiros ficam de mãos atadas sem saber o que fazer diante dos problemas. Eu louvo a Deus pela profissão de vocês. Bem-aventurados são vocês que se dispõem a salvar vidas. Não sou da área, mas tenho irmãos que são e por isso sei do importante serviço que vocês prestam no Estado”.

Mircléia Magalhães, Andressa Oliveira e José Pinheiro
Agência Aleac