loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Daniel Zen anuncia audiência pública que debaterá PL sobre a gestão democrática nas escolas

daniel040516O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), destacou na sessão desta quarta-feira (4) a reunião realizada na manhã de hoje pela Comissão de Educação. O parlamentar informou que na ocasião foi formado um grupo parlamentar que acompanhará as ações do Plano Estadual de Educação (PEE), que traça metas e estratégias para a educação pública no Estado até 2024.

“Formamos um grupo para monitorar as ações do PEE nas escolas públicas. A implantação da educação integral, universalização do ensino rural para alunos com idade entre 04 e 17 anos e o desenvolvimento da nova matriz curricular do ensino médio são alguns dos itens que estão inclusos no PEE”, disse.

A realização de audiências públicas nos municípios do Acre para debater o anteprojeto de lei que dispõe sobre a gestão democrática das unidades escolares da rede pública estadual de ensino também foi debatida durante a reunião. O PL é de autoria do próprio parlamentar e foi aprovado durante a sessão de ontem (3).

Zen informou que a primeira audiência será realizada no dia 10 de maio, em Rio Branco. “A primeira audiência será realizada em Rio Branco e depois prosseguimos para as regionais administrativas nos demais municípios do Estado. Vamos promover um bom formato de debates, em breve divulgaremos o calendário das audiências no interior”, concluiu.

Com relação às mortes de bebês ocorridas na Maternidade Bárbara Heliodora, Daniel Zen disse que o assunto precisa ser debatido com cautela. Ele ressaltou que o Acre é um dos estados que apresenta o menor índice de mortalidade infantil.

“A Maternidade Bárbara Heliodora já recebeu vários prêmios pelo bom tratamento oferecido à sua clientela e pela história de serviços prestados. Sou a favor de que investiguemos as mortes de bebês ocorridas naquela unidade de saúde, mas temos que ser cautelosos. O Acre é um dos estados que apresenta menor índice de mortalidade infantil e isso deve ser levado em consideração. Não podemos criminalizar a profissão do médico”, concluiu.

O deputado também comentou o plano de governo do vice-presidente Michel Temer (PMDB). Para ele o plano penaliza o trabalhador. “Li o plano de governo de Temer e confesso que fiquei preocupado. O vice-presidente defende o fim do reajuste automático do salário mínimo, isso é um absurdo. Quero saber o que os meus colegas de oposição acham disso”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac