Deputado Jenilson Leite relata visita ao interior e destaca prefeitos de Jordão e Tarauacá

jenilsonl030516O deputado Jenilson Leite (PCdoB) falou na sessão desta terça-feira (3) da visita que fez semana passada aos municípios de Jordão, Tarauacá e Santa Rosa. O parlamentar, que na ocasião prestigiou a festa de aniversário de Jordão e Tarauacá, relatou as conquistas que as duas cidades obtiveram nos últimos anos.

“Jordão é um dos municípios isolados do Acre que tem conseguido conquistas importantes, mesmo em meio às dificuldades cotidianas. O prefeito de Jordão, Élson Farias, não tem medido esforços para garantir o bem-estar da população. Os trabalhos que o Depasa está realizando na cidade também devem ser comemorados. O órgão está realizando todo o trabalho de pavimentação do município. Um trabalho incrível” enfatizou o deputado.

O parlamentar parabenizou ainda o trabalho que o prefeito Rodrigo Damasceno e o vice-prefeito Chagas Batista vêm realizando na cidade de Tarauacá. Segundo ele, o prefeito tem priorizado a captação de recursos para melhorar a qualidade de vida das famílias tarauacaenses.

“Também participei do aniversário de 103 anos de Tarauacá, outro município do Acre que vem garantindo a melhoria da qualidade de vida da população através da boa atuação do prefeito Rodrigo Damasceno. Noventa e três projetos de diversas áreas e setores, com destaque para a Educação e a Saúde foram executados pela prefeitura de Tarauacá. A ampliação, reforma, construção de novas escolas e melhoria do transporte escolar são algumas das importantes ações que foram realizadas pela prefeitura daquele município”, destacou.

Jenilson Leite também parabenizou o prefeito Rodrigo Damasceno pela entrega de uma unidade básica de saúde localizada no bairro da Praia, o mais populoso de Tarauacá. A entrega do hospital também fez parte da programação dos 103 anos do município.

“No centro de saúde a população tarauacaense encontrará atendimento básico e também o especializado. A Unidade Básica de Saúde Padre Hubert Grosseheim, que também abriga o Centro de Referência da Mulher Maria Helena Trindade Bayma, é um dos quatro novos empreendimentos em saúde da cidade. Lá as mulheres terão todo atendimento necessário durante a gravidez até o momento do parto. Uma unidade de saúde importante que certamente dará mais segurança às mulheres de Tarauacá”, frisou.

Com relação às mortes de bebês ocorridas na Maternidade Bárbara Heliodora nos últimos meses, o parlamentar pediu cautela para quem for comentar os casos.

“É preciso ter muito cuidado para falar disso aqui. Concordo que a Comissão de Saúde desta Casa precisa fazer uma visita à maternidade para saber o que realmente está acontecendo. Acredito que ninguém vai trabalhar pensando em cruzar os braços para que aconteça o pior, ninguém faz isso. Os nossos enfermeiros e médicos vão trabalhar com o intuito de salvar vidas, de colocar os bebês no mundo em segurança. Mas os problemas ocorrem e precisam ser apurados”, disse.

Jenilson Leite também comentou a abordagem feita na tribuna pela deputada Eliane Sinhasique (PMDB) sobre o parto cesário. A oposicionista teria afirmado que o parto cesário oferece mais riscos para as mulheres do que o parto normal.

“Não é correto fazermos esse tipo de afirmação. Nós, médicos, costumamos dizer que o parto normal ocorre de qualquer maneira, com médico ou sem médico. Sabemos que ele é o mais recomendado. O parto cesário é feito em casos específicos, quando a mulher está sofrendo muito por exemplo. Em todas as unidades de saúde do mundo o parto normal é o mais indicado”, explicou.

Mircléia Magalhães