Comissão de Saúde da Aleac realiza audiência pública para debater portaria que normatiza entrega de medicamentos

audpubsaude020516A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta segunda-feira (2) uma audiência pública para debater a portaria baixada pela Prefeitura de Rio Branco que normatiza a entrega de medicamentos para pessoas de outros municípios.

Além de Rio Branco, os municípios de Bujari, Acrelândia, Porto Acre e Capixaba foram convidados a participar, além do Ministério Público. Entretanto, compareceram apenas os representantes de Rio Branco e Porto Acre.

O presidente da Comissão, deputado Raimundinho da Saúde (PTN), lamentou que o Ministério Público Estadual não tenha participado dos debates, assim como os demais municípios convidados. E prometeu acionar o MP/AC para que instaure uma investigação para apurar se os prefeitos estão comprando os medicamentos.

“Precisamos formalizar uma denúncia ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado sobre esse tema, para que saibamos para onde estão indo os recursos para a aquisição dos medicamentos”, disse Raimundinho da Saúde.

Elisama Maria, presidente Conselho Municipal de Saúde de Rio Branco, disse que a portaria baixada pela Prefeitura de Rio Branco foi acertada. Ela citou que não ser justo que os demais municípios recebam os repasses e não apliquem no que é devido.

“Com relação a esse tema, o Conselho achou que deveríamos tirar uma resolução para reforçarmos essa portaria que impede a retirada de medicamentos com receitas de outros municípios. Não é justo Rio Branco arcar com essas despesas, uma vez que cada município recebe repasses para isso”, pontua.

Já o representante do município de Porto Acre, Damásio Dantas, acrescentou que os gestores municipais devem assumir o compromisso na aplicação dos recursos para na Saúde, e pediu a continuidade da audiência.

“Esta audiência deve ter continuidade por que não é possível que um município não consiga nomear um representante para participar de uma reunião importante como esta. Também lamento a ausência do Ministério Público, pois estamos aqui para tomar um norte e sair com decisão que responsabilize gestores e secretários”, destacou.

Participando das discussões, a vereadora Graça da Baixada (PT) salientou que desde 2013 vem denunciando o fornecimento indevido de medicamentos para os demais municípios vizinhos a Rio Branco.

“Desde 2013, quando participei da primeira audiência pública de Saúde, questionamos o fato das farmácias de Rio Branco estarem sendo saqueadas por alguns municípios. Da mesma forma que esses medicamentos vêm para a capital, também são destinados para o interior ”, comentou.

A secretária municipal adjunta de Saúde de Rio Branco, Jesuíta Arruda, disse que a Prefeitura de Rio Branco tem intensificado as ações na assistência farmacêutica e nesse sentido foi identificada a procedência dos pacientes, sendo que a muitos não eram de Rio Branco.

O jornalista Adailson Oliveira, autor das reportagens “Acre Real”, veiculadas pela TV Gazeta, concedeu depoimento durante a audiência. Disse que mais que normatizar a entrega de medicamentos, é necessário saber o destino final dos recursos.

José Pinheiro/Andressa Oliveira