Aleac homenageia jornalistas em sessão solene e apresenta vencedores do 1º Prêmio de Jornalismo do Legislativo

IMG_2184aEm sessão solene realizada nesta quinta-feira (28), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) homenageou a imprensa acreana com a entrega da premiação do 1º Prêmio de Jornalismo do Legislativo. Antes de se conhecer os vencedores, o Parlamento acreano homenageou vários veículos de comunicação com a entrega de moções de aplauso pelos relevantes serviços prestados à sociedade acreana na área da informação.

O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), falou sobre a importância do trabalho da imprensa para uma sociedade livre e conhecedora dos seus direitos. O parlamentar comentou, também, o acompanhamento pela imprensa dos trabalhos legislativos.

“É com muita honra que recebemos os jornalistas nesta solenidade premiação dos vendedores do 1º Prêmio de Jornalismo do Legislativo Acreano, que é fruto da iniciativa da Mesa Diretora da Aleac, com o apoio dos demais parlamentares. No dia a dia vocês estão trabalhando conosco e nada mais justo do que essa homenagem pela parceria que temos. De nada adiantaria os debates feitos aqui se o povo não tivesse conhecimento, e é através da imprensa que chegamos na casa de cada cidadão acreano. Sintam-se todos homenageados, “ destacou.

O subsecretário de Publicidade e Comunicação Social da Aleac, Rutembergue Crispim, disse que a Assembleia acreana dá um exemplo para o Brasil ao valorizar a profissão jornalística. Ele citou que enquanto no restante do país profissionais de imprensa são ultrajados, no Acre a relação é de reconhecimento pelo trabalho prestado.

“Hoje esse ato entra para a história, porque enquanto colegas nossos, Brasil a fora, sofrem pressões, são mortos, violentados, a Aleac abre as suas portas para homenagear e reconhecer a dedicação, o esforço e o trabalho desses verdadeiros operários da comunicação, para levar a notícia à sociedade. O Parlamento acreano dá hoje o exemplo de democracia”, disse o subsecretário.

Já a secretária de Estado de Comunicação, Andréa Zílio, argumentou que a profissão de repórter é apaixonante, entretanto, o corre-corre do cotidiano é uma constante na vida do profissional.

“O jornalismo é isso o tempo todo, é emoção é efervescência. Cada um aqui tem a sua história de luta e às vezes, uma vez por outra, compartilhamos dessas histórias. Temos que comemorar, mas temos que lutar mais pela nossa categoria. Penso que fica essa reflexão”, cita Zílio.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Acre, Victor Augusto, agradeceu a Assembleia Legislativa pelo reconhecimento da categoria. “Obrigado a Assembleia que vem motivar uma área que é bem segmentada. Essa homenagem vem para valorizar o trabalho dos nossos colegas. Sabemos que não é uma profissão de muito glamour, mas nós fazemos o que podemos”, pontuou.

Outro que ressaltou o trabalho da imprensa foi o procurador-geral em exercício, Cosmo Lima de Souza. Ele citou que o Parlamento acreano cumpre com os fundamentos constitucionais. “Quando uma Assembleia se dispõe a homenagear o jornalismo ela está cumprindo com o seu papel constitucional, que é exercer ou pelo menos contribuir para a manutenção do regime democrático. Todos nós sabemos que nenhuma democracia se sustenta sem a presença de uma imprensa livre”, frisa.

A deputada Eliane Sinhasique (PMDB), que também é jornalista, destacou o cotidiano da imprensa acreana na cobertura das ações do Legislativo. A parlamentar elogiou ainda a iniciativa do deputado Ney Amorim (PT), pelo 1° Prêmio de Jornalismo do Legislativo Acreano.

“Saúdo a cada um dos meus colegas jornalistas, estou com o coração transbordando de felicidade. Não existe democracia sem liberdade de expressão e opinião, sem espaços para que as notícias sejam veiculadas, por isso nossa imprensa deve ser reconhecida e honrada”, salienta.

Finalizando, Daniel Zen (PT), parabenizou a Mesa Diretora da Aleac pela iniciativa, ao mesmo tempo em que ressaltou a importância do jornalismo para a sociedade. “Parabenizo a Mesa Diretora desta Casa em nome do presidente Ney Amorim, por homenagear essa categoria que é tão importante para a sociedade. São os jornalistas que fazem a leitura da realidade, que divulgam os debates que são realizados nesta tribuna, que levam ao conhecimento da população as ações parlamentares”, disse.

A premiação

A primeira edição do Prêmio de Jornalismo do Poder Legislativo do Acre premiou profissionais de imprensa que se destacaram em três categorias: Jornalismo Impresso, Telejornalismo e Jornalismo Online.

Na categoria Jornalismo Impresso, a vencedora foi a jornalista Brenna Amâncio, do Jornal A Gazeta, com a reportagem “Escola contra a Corrupção”. O segundo lugar ficou com o jornalista Gleydison Meireles, do Jornal Opinião, com a reportagem “Comissões parlamentares e sua importância para sociedade”. O jornalista Cezar Negreiros, do Jornal A Tribuna, levou o terceiro lugar com a reportagem: “Atuação da Aleac é aprovada pelos acreanos”.

Na categoria Telejornalismo a jornalista Angélica Paiva e o cinegrafista Eduardo Silva, da TV Gazeta, ficariam com primeiro lugar, com a reportagem “Aleac Inclusão de Deficientes”. Os jornalistas Eduardo Gomes e Ruizemar Leite ficaram em segundo lugar com a reportagem “Reencontro Morhan”.

O vencedor da categoria Jornalismo Online foi o jornalista Resley Saab, do site Opinião.Net, com a matéria “A mão amiga da Aleac”. O segundo lugar ficou com o jornalista Tiago Martinello, do site A Gazeta Online, com a reportagem “A conquista da utilidade pública”. A jornalista Gina Menezes do site Contilnet, ficou com a premiação de 3º lugar com a reportagem “Aleac se prepara para comemorar 54 anos de existência e aposta na modernidade como caminho”.

Mircléia Magalhães, José Pinheiro e Andressa Oliveira