Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Eduardo Ribeiro parabeniza servidores públicos e destaca criação da Escola de Saúde Pública do Acre

Durante a sessão desta terça-feira (28) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Eduardo Ribeiro (PSD) iniciou seu pronunciamento prestando homenagem aos servidores públicos pelo seu dia, comemorado em 28 de outubro. O parlamentar destacou a importância do funcionalismo para o bom funcionamento do Estado e reconheceu o compromisso da atual legislatura com a valorização da categoria.

 

“Quero desejar tudo de bom aos servidores, que Deus possa sempre confortar suas famílias e que melhorias possam existir cada vez mais em benefício do servidor. Essa Legislatura tem sido uma Casa que procura ouvir e estar ao lado do servidor público, buscando sempre trazer os benefícios necessários”, afirmou o deputado.

 

Em seguida, Eduardo Ribeiro expressou pesar pelo falecimento do bebê José Pedro. O recém-nascido foi dado como morto na maternidade em que nasceu prematuro, de cinco meses. Para o deputado, o ocorrido traz reflexões sobre a necessidade de aprimorar políticas públicas. “Muito triste o que aconteceu. Serve de reflexão para todos nós e para as políticas públicas do Estado. Que Deus possa confortar aquela família e todas as pessoas que sofreram com essa perda”, disse.

 

O parlamentar também destacou uma importante conquista para o setor da saúde no Acre: a criação da Escola de Saúde Pública do Estado do Acre, instituída pelo Decreto nº 11.779, publicado no Diário Oficial. Ribeiro explicou que o novo espaço terá como foco a capacitação gratuita e a qualificação de profissionais de saúde, em especial médicos formados no exterior que buscam a revalidação de seus diplomas.

 

“Hoje o Estado do Acre tem uma média de 1,8 médicos para cada mil habitantes, enquanto a média nacional é de cerca de 3,07. Essa escola vem justamente para ajudar a equilibrar esse quadro. Ela oferecerá cursos preparatórios para os médicos formados fora do país, sobretudo na Bolívia, que desejam fazer o Revalida e atuar aqui no nosso Estado”, ressaltou.

 

Segundo o deputado, a iniciativa representa um passo importante para o fortalecimento do sistema público de saúde, além de beneficiar famílias acreanas que têm parentes formados no exterior e que desejam permanecer no Acre.

 

“É uma forma de ajudar essas pessoas, de permitir que possam trabalhar e contribuir com a saúde do nosso povo. Parabenizo o governo do Estado por essa importante iniciativa, que reforça a formação e a fixação de novos médicos no Acre”, concluiu Eduardo Ribeiro.

 

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale