loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Legislação Agrária da Aleac recebe moradores do Seringal Capatará que correm o risco de ser despejados

comcapatara031215Moradores do Seringal Capatará, que fica localizado entre os municípios de Senador Guiomard e Capixaba, foram recebidos pela Comissão de Legislação Agrária da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta quinta-feira (5). Durante o encontro foi discutido o conflito de terras no local, que se estende há mais de 20 anos.

A área de terra ocupada encontra-se em litígio há algum tempo e este mês a Justiça emitiu um documento de reintegração de posse para o proprietário, o que ocasionaria a retirada de 250 famílias que atualmente ocupam o local. Os posseiros pediram aos parlamentares que os mesmos façam uma intermediação através do Instituto Nacional de Colonização Agrária e Reforma Agrária (Incra).

O presidente da Comissão de Legislação Agrária, deputado Lourival Marques (PT), garantiu que irá se reunir o mais rápido possível com o superintendente do Incra, para que seja assegurado o direito dos moradores.

“Se essas famílias forem colocadas na rua, para onde irão? O que irão fazer com suas criações e plantações? Elas precisam do apoio do Poder Legislativo e nós nos colocamos à disposição para ajudá-las, ”concluiu.

Andressa Oliveira
Agência Aleac