loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Mulheres do Alto Acre realizam mamografia em ação desenvolvida pela deputada Leila Galvão

cecon241115Como parte da segunda etapa de ações desenvolvidas pelo gabinete da deputada Leila Galvão (PT), um grupo composto por 27 mulheres de Epitaciolândia e Brasileia realizou o exame de mamografia no Centro de Controle Oncológico (Cecon) na manhã desta terça-feira (24). A ação tem o apoio do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Ney Amorim (PT), da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

A deputada Leila Galvão destacou a ação e disse que o governo do Estado não tem medido esforços para garantir o atendimento às mulheres. “Estamos conseguindo trazer mais 30 mulheres. A saúde da mulher é uma saúde preventiva e o governo do Estado tem priorizado por meio da Secretaria de Estado de Saúde esse atendimento. Fico muito feliz pela Assembleia Legislativa poder colaborar nesse processo também. Quero agradecer ao deputado Ney Amorim por nos ajudar nessa articulação”, pontuou.

A parlamentar acrescentou que manteve uma conversa com o secretário de Saúde, Armando Melo, no sentido de promover uma edição do Saúde Itinerante no Alto Acre para atender especificamente homens no sentido de prevenir o câncer de próstata.

“Já fizemos uma conversa com o secretário Armando sobre o Novembro Azul para atender os homens da região do Alto Acre. Queremos levar profissionais para fazer esse atendimento de modo itinerante. Se Deus quiser a gente vai poder realizar essa ação”, disse a deputada.

O secretário de Saúde, Armando Melo, que também recepcionou as mulheres no Cecon, disse que é importante o cuidado com a saúde da mulher e pontuou que o governo do Estado está empenhado para garantir o tratamento de todas as mulheres que vierem a serem diagnosticadas com alguma neoplasia.

“É fundamental as mulheres cuidarem da sua saúde. O governador fica muito feliz com essas ações e está empenhado em garantir o tratamento de vocês. Esse aqui é só o primeiro passo”, disse Armando Melo.

A responsável pelo setor de mamografia do Cecon, Rosanna Lopes, disse que todas as mulheres vindas do interior terão os exames realizados e caso tenha alguma alteração no diagnóstico serão encaminhadas ao médico mastologista e todos os procedimentos necessários serão realizados para o bom atendimento às pacientes. O Cecon tem uma média mensal de 650 mamografias.

“Se der alguma alteração a gente encaminha para o mastologista para que ele avalie as condições da paciente”, disse Rosanna Lopes.

Para a dona de casa Maria da Rocha Freitas, 58 anos, a ação desenvolvida pela deputada Leila Galvão é fundamental no combate ao câncer de mama, uma das principais causas de mortes de mulheres no Brasil.
“É muito bom porque muitas pessoas não têm condições de vir. E isso é uma pena. Todos os anos eu faço”, disse Maria Freitas.

José Pinheiro
Agência Aleac