Afonso Fernandes destaca avanços em Feijó e reafirma compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do Acre
Em seu discurso na sessão desta quarta-feira (27) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Afonso Fernandes (PL) expressou satisfação com os recentes avanços na área da saúde, como a medida emergencial tomada para o Hospital de Feijó, mencionada pelo deputado Edvaldo Magalhães. O parlamentar afirmou que, embora o governador Gladson Cameli (Progressistas), tenha chegado “tarde para a festa”, sua ação foi “cedo para a revolução na saúde de Feijó”, enfatizando que a mobilização popular e a cobrança dos parlamentares foram cruciais para o resultado positivo.
Afonso Fernandes destacou ainda a importância do anúncio de que o prédio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) será utilizado temporariamente para a Secretaria de Saúde, garantindo atendimentos até a conclusão da reforma do hospital. Ele demonstrou confiança de que, em breve, Feijó terá uma saúde de qualidade, que corresponde às necessidades da população local. “Tenho certeza de que Feijó terá uma saúde à altura do povo feijoense. Estamos trabalhando para isso”, disse.
Além de abordar as questões de saúde, o deputado trouxe à tona uma de suas bandeiras de luta: o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Ele anunciou que foi convidado para uma importante reunião no Congresso Peruano, marcada para o dia 3 de dezembro em Lima, onde estarão presentes líderes dos dois países, como os ministros das Relações Exteriores e do Turismo do Brasil e do Peru. O objetivo central do encontro é discutir a criação de uma zona de livre comércio entre o Estado do Acre e o Estado de Madre de Dios, no Peru, o que pode trazer grandes benefícios econômicos para a região.
“Essa reunião é de extrema importância para o Acre. Estarei lá, mas, como a maioria dos deputados estará na reunião da Unale, vou pedir à mesa diretora desta Casa que designe um representante para que o Acre não fique sem voz neste momento tão importante”, afirmou o deputado.
O parlamentar reiterou que o diálogo com o Peru é uma oportunidade de estreitar relações comerciais e turísticas, fortalecendo o Acre no contexto internacional. Ele destacou a importância dessa aproximação para o crescimento e desenvolvimento do estado, e afirmou que seguirá empenhado para que o Estado do Acre seja protagonista na agenda de desenvolvimento da Amazônia.
O deputado também destacou na tribuna a importância do Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, e anunciou a apresentação de um projeto de lei que institui o programa Estima Mulher. O objetivo da proposta é oferecer apoio integral às mulheres mastectomizadas na Rede Pública Estadual de Saúde do Acre, garantindo a possibilidade de reconstrução mamária simultânea à cirurgia de mastectomia, ou, em caso de impossibilidade, o encaminhamento imediato para acompanhamento e realização do procedimento em momento oportuno.
Afonso Fernandes ressaltou que o programa busca assegurar melhor qualidade de vida às mulheres, abordando não apenas questões físicas, mas também o impacto psicológico decorrente da doença e da mutilação.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale