loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Projeto prevê a criação da Biblioteca do Legislativo

biblioteca141015Em solenidade realizada no auditório da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã da última quarta-feira (14), o deputado Jonas Lima (PT) apresentou o esboço do projeto de resolução que apresentará à Mesa Diretora para a criação da Biblioteca do Legislativo. A ideia é promover o conhecimento político aos jovens acreanos.

Ele assegurou que na próxima semana a proposta será apresentada à Mesa Diretora da Casa Legislativa para apreciação. Jonas Lima salientou que é necessária a aproximação da juventude com as atividades parlamentares.

“Temos que trazer a juventude para dentro do Parlamento. Essa biblioteca não vai onerar a Casa. Precisamos trazer a sociedade para junto do Parlamento acreano. No nosso mandato o foco é a sociedade”, disse o deputado idealizador do projeto.

Nesse primeiro momento, o acervo ficará disponível no gabinete do parlamentar até a sua efetiva implementação. Além dessa propositura, o deputado apresentou mais três. Uma delas é o Projeto Bombeiro Civil, que visa regulamentar a profissão de bombeiro civil no Estado. Esses profissionais são indispensáveis em shoppings, condomínios, empresas privadas e em outros segmentos do setor privado. A segunda matéria visa reconhecer a profissão de mateiro.

Outro projeto do deputado é a criação do projeto jovem parlamentar, que já acontece em âmbito federal. Nesse sentido, Jonas Lima pontuou que a política necessita de renovação.

“A sociedade já cansou de parlamentares com 40 anos de mandatos. O Brasil já cansou disso. Eu tenho certeza que todos os parlamentares vão aprovar e trazer a sociedade para perto dos deputados”, salientou.

O deputado federal jovem, Rodrigo Paiva, que faz parte do Parlamento Federal Jovem Brasileiro, destacou a importância do projeto em âmbito estadual e frisou que tanto a Biblioteca do Legislativo quanto o Projeto Jovem Parlamentar vão proporcionar aos jovens acreanos a oportunidade de conhecer como funciona a política brasileira e nesse cenário promover mudanças.

“Eu fiquei muito feliz em saber da existência de um projeto em âmbito estadual. Muito bom proporcionar essas experiências para os nossos jovens”, disse Rodrigo Paiva.

A deputada Doutora Juliana (PRB) salientou que é necessário dar as devidas condições para que o jovem possa ser inserido na sociedade, sobretudo os que estão em vulnerabilidade social. “Precisamos dar as condições para que possamos garantir um futuro sólido aos nossos jovens. Essa biblioteca é um grande passo para isso”, completou.

Lourival Marques (PT) também parabenizou a iniciativa do deputado Jonas Lima. “Estou muito feliz em ver essa ação, porque quem conhece o Jonas sabe que ele é um batalhador. O estudo é quem faz a gente vencer na vida ou, então, trabalhando muito”.

José Pinheiro
Agência Aleac