Eduardo Ribeiro pede criação de comissão para resolver isolamento de municípios no Acre
Na sessão desta terça-feira, 17 de setembro, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Eduardo Ribeiro (PSD) destacou a grave situação enfrentada pelos municípios de difícil acesso no estado e solicitou a criação de uma comissão na Aleac para desenvolver um plano de ação, em parceria com o governo do estado, com o objetivo de solucionar o problema do isolamento dessas localidades.
“São 4 municípios que estão passando por uma necessidade tremenda, e acredito que está na hora de formarmos uma comissão e reunirmos um gabinete de crise com o governo do estado”, declarou ele, sugerindo que o Legislativo assuma um papel ativo na busca por soluções para a questão. Segundo ele, o isolamento em algumas regiões é tão grave que “não passa nem canoa”, o que afeta drasticamente a qualidade de vida da população local.
O parlamentar enfatizou ainda a urgência de um planejamento contínuo e estratégico para lidar com os problemas causados pelas condições climáticas extremas, como alagações e secas, que têm afetado o estado de forma recorrente. “Desde o início da legislatura, enfrentamos um ciclo de alagação e seca, e a crise hídrica e climática já está latente no estado”, alertou.
Eduardo Ribeiro também manifestou apoio à convocação de aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros, afirmando que o reforço no efetivo é fundamental para o enfrentamento dessas crises. “Contem com o meu apoio para que essa convocação aconteça o quanto antes”, garantiu.
Ao concluir sua fala, o deputado reforçou a necessidade de ação imediata: “Daqui a pouco, os rios vão subir novamente, e a aparente normalidade vai voltar, mas no próximo ano, teremos o mesmo problema. Precisamos de um estudo constante e de uma resposta efetiva do governo”, concluiu.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale