Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Na Aleac, Adailton Cruz alerta para a gravidade das queimadas e elogia medidas de proteção à saúde pública

Na sessão desta quarta-feira, 4 de setembro, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Adailton Cruz (PSB), fez um discurso contundente sobre a situação das queimadas no estado e os impactos negativos no clima e na saúde da população. Em suas palavras, ele expressou profunda preocupação com a deterioração das condições ambientais e destacou a importância de ações governamentais para mitigar os danos.

O parlamentar começou seu discurso parabenizando a Casa pelas discussões do dia anterior, especialmente em relação às questões climáticas e à acessibilidade dos municípios isolados. Ele aproveitou para se solidarizar com a população do Acre, reconhecendo a gravidade da crise ambiental e a necessidade urgente de medidas efetivas. “Quero me coadunar com a fala de todos aqui com relação à acessibilidade aos nossos municípios isolados, mas especificamente sobre a questão do clima, quero me solidarizar com a população do Acre”, disse.

O deputado também elogiou a decisão do governo estadual de decretar ponto facultativo para grupos de risco e suspender as atividades do Dia da Independência, no dia 7 de setembro, como uma medida para evitar a superlotação nas unidades de saúde e reduzir a exposição ao ar poluído. “Parabenizo o governo pelo decreto emitido ontem, concedendo um ponto facultativo a esse grupo, e também suspendendo as atividades do dia 7 de setembro, um ato que vai ajudar muito a evitar a superlotação das unidades e também a expor menos a nossa população”, afirmou Cruz.

Além disso, ele ressaltou a importância de reforçar as equipes de saúde e expandir o atendimento nas unidades básicas de saúde, especialmente diante da crise de saúde pública exacerbada pelas queimadas. “É um ato louvável e importante nesse momento”, declarou, referindo-se à recontratação de profissionais e à abertura de mais leitos pediátricos no Hospital da Criança.

Adailton Cruz não poupou críticas ao impacto devastador das queimadas na qualidade do ar e no meio ambiente, enfatizando a necessidade de uma reflexão profunda sobre as políticas ambientais e o futuro do planeta. “Precisamos de uma atitude mais drástica dos nossos órgãos de controle, e aqui não é uma fala de esquerda nem de direita, é uma fala de bom senso e de preocupação com o clima, com o nosso futuro”, enfatizou. O deputado também mencionou a necessidade de um esforço conjunto para combater as queimadas, sugerindo que a origem delas, seja intencional ou natural, deve ser investigada e controlada.

O parlamentar pediu que todos os municípios adotem medidas semelhantes às implementadas pelo governo estadual e que as políticas de controle ambiental sejam intensificadas. “Acima de tudo, implementar as medidas de controle com os órgãos que fiscalizam a situação das queimadas”, disse, alertando para os riscos de saúde que a poluição pode trazer, especialmente para os grupos mais vulneráveis.

Cruz finalizou seu pronunciamento com um apelo à consciência coletiva e à ação integrada de todos os setores para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e pelas práticas ambientais nocivas.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale