Deputados recebem presidente da Agepenn-Brasil na Aleac para tratar fortalecimento da Polícia Penal no Acre
Atendendo questão de ordem do deputado Arlenilson Cunha (PL), o presidente da Associação dos Policiais Penais do Brasil (Agepenn-Brasil), Ferdinando Gregório, foi recebido pelos demais deputados estaduais presentes na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) no plenário da Casa, após o encerramento da sessão ordinária desta terça-feira (03).
“A Agepenn-Brasil, com a representação nacional, tem feito esse trabalho em todos os estados da Federação e no Distrito Federal e hoje vem ao Acre conhecer a realidade de sistema prisional do Acre e trazer a luta nacional do fortalecimento da Polícia Penal Brasileira, que é importante, claro, respeitando as suas particularidades, as questões regionais. Ele tem militado na defesa do fortalecimento do sistema prisional, então é uma satisfação, uma alegria trazer ele aqui”, disse Arlenilson Cunha.
O presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), conduziu a reunião da qual também participaram os deputados: Edvaldo Magalhães (PC do B), Tadeu Hassem (Republicanos), Pablo Bregense (PSD), e as deputadas Michelle Melo (PDT) e Antônia Sales (MDB). O presidente da Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário (Asspen-AC), Carlos Leopoldo de Oliveira, e o presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Acre (Sindpol-AC), Eden Alves Azevedo, também estavam presentes.
Para o representante nacional dos Policiais Penais, ser ouvido pelo Poder Legislativo do Acre é de extrema importância para o fortalecimento do sistema e, por conseguinte, melhorar a segurança pública no estado.
“Essa agenda foi muito importante porque nós trouxemos aqui ao conhecimento dos deputados a necessidade do fortalecimento da Polícia Penal. Falamos com os deputados, pedimos apoio a cerca de um quesito específico da lei orgânica da Polícia Penal Acreana, que é o artigo 37, e para nós é extremamente importante ter um policial penal dentro dessa Casa de Leis que consegue abreviar qualquer tipo de negociação e articulação política através do Parlamento, juntamente ao governo do Estado, e assim facilitar e trazer aquilo que a Polícia Penal acreana precisa”, avaliou.
Na ocasião, o deputado Arlenilson também destacou a importância de debater permanentemente a questão da segurança pública na Aleac.
“Aqui é a representação do povo, então trazer aos parlamentares essa necessidade, essa conscientização da importância do sistema prisional como órgão de segurança pública principalmente considerando que o Acre é um estado de fronteira, onde nós temos vários problemas como tráfico de drogas, de armas e, geralmente, essas pessoas vão para o sistema prisional do Acre, então certamente tem grande relevância esse fortalecimento na Assembleia Legislativa”, considerou.
O deputado lembrou ainda que o Acre tem dado a sua contribuição ao Brasil, no debate nacional sobre o tema. “Foi um senador do Acre [Sérgio Petecão (PSD)], por interlocução nossa junto com o presidente da Agepenn-Brasil e com o encontro, inclusive o nacional, onde eu tive a grata satisfação de palestrar, surgiu a ideia de instituir uma Frente Parlamentar no Senado Federal, algo inédito, em defesa da Polícia Penal brasileira”, concluiu.
Texto: Lamlid Nobre
Fotos: Sérgio Vale