loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Adailton Cruz destaca importância de audiência pública que discutiu sobre Federalização da Fundação Hospitalar

Na manhã desta terça-feira (9), durante sessão o deputado Adailton Cruz (PSB), destacou a importância da audiência pública realizada ontem (8) no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) que discutiu sobre a proposta de federalização da Fundação Hospitalar do estado.

O tema gerou discussões intensas, destacando preocupações cruciais relacionadas aos benefícios educacionais, impactos nos trabalhadores e a autonomia do Estado na regulação da saúde.

O parlamentar iniciou sua intervenção parabenizando e desejando sucesso à enfermeira Bia, que assume hoje a direção da Fundação Hospitalar, evidenciando a importância desse centro de saúde para a população acreana.

O deputado ressaltou ainda a relevância da Fundação como “o principal centro de vazão das ações de saúde com relação à alta e média complexidade”, abordando temas que vão desde apoio diagnóstico até tratamentos especializados em nefrologia, oncologia, cirurgia e infectologia.

Sobre os benefícios e desafios da proposta de concessão da Fundação Hospitalar à Universidade Federal do Acre (UFAC) para ser um centro de formação acadêmica, ele levantou preocupações sérias sobre o destino dos mais de mil servidores cedidos à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão proposta da Fundação Hospitalar.

O deputado também demonstrou preocupação sobre como será a relação de trabalho, incluindo aspectos como carga horária, remuneração e possíveis adaptações necessárias para os trabalhadores.

“É importante também saber como essa transferência de responsabilidade para a União poderia impactar diretamente os serviços de saúde oferecidos à população, especialmente no que diz respeito à disponibilidade de cirurgias e leitos. Até que ponto seria benefício para o Estado ceder, entregar para a União o poder de regular, de ampliar, de ofertar vagas para os nossos pacientes. Tudo isso precisa ser debatido”, disse.

O parlamentar destacou ainda a importância de garantir que tanto os interesses dos trabalhadores quanto o acesso da população aos serviços de saúde sejam devidamente considerados e protegidos durante essa transição.

“No momento, a proposta de federalização está em estágio inicial, com ressalvas do governador em relação à sua viabilidade. No entanto, nós iremos aprofundar o debate sobre os pontos levantados, visando uma decisão fundamentada e transparente sobre o futuro da Fundação Hospitalar e da saúde pública no estado”, finalizou o parlamentar.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Ismael Medeiros