loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac aprova PL do Tribunal de Justiça que regulamenta função de Juiz de Paz no Estado

Os deputados aprovaram na Ordem do Dia desta quarta-feira (27) o Projeto de Lei Complementar de autoria do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), que regulamenta a função de Juiz de Paz, atualmente realizada de forma voluntária, além de estabelecer as regras para escolha dos postulantes por meio de eleição pública, a cada quatro anos, como ocorre no pleito para escolha dos Conselheiros Tutelares. 

A matéria explica que o procedimento foi iniciado no gabinete dos Juízes Auxiliares da Presidência do TJAC, destinado a atualização normativa compatível com as diretrizes constitucionais, em especial quanto à escolha dos juízes de paz por eleição, e sua forma de investidura.

Ainda de acordo com a proposta, a partir da regulamentação da função, cada comarca do interior passaria a contar com 01 juiz de paz titular e 02 suplentes e na capital são 03 titulares e 06 suplentes. Para concorrer, os candidatos precisam ter diploma em nível superior além de obedecer a outros critérios.  

Para o deputado Pedro Longo (PDT), um dos parlamentares que votou favorável a matéria, o projeto é uma inovação e que o Acre poderá ser o primeiro estado brasileiro a regulamentar a função com eleições previstas para o ano de 2025.

“Com essa iniciativa, o Acre busca fortalecer a democracia participativa e oferecer mais uma ferramenta para a resolução de conflitos de forma ágil e eficaz em todas as regiões do estado”, disse.

Os parlamentares também aprovaram o Projeto de Lei Complementar 2/2024, também de autoria do TJAC que modifica o parágrafo único do art. 9° da LCE n.º 221/2010 para possibilitar a convocação de juízes de 1º grau em caso de afastamentos de desembargadores em prazo inferior a 30 (trinta) dias e atualizar o organograma da estrutura organizacional da instituição.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale