loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Emerson Jarude critica falta de estrutura do Estado para lidar com alagações no Acre

Em um discurso contundente na sessão desta terça-feira (5) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Emerson Jarude, do Partido Novo, destacou a situação de vulnerabilidade enfrentada por moradores, especialmente os mais necessitados, durante as recentes alagações na região. O parlamentar citou o caso de Maria Cleuda, uma senhora deficiente visual que, após quase cinco dias de espera por ajuda da Defesa Civil, foi finalmente resgatada pela equipe do deputado.

“Há quase cinco dias ela chamava pela defesa civil que não a atendeu, além de uma senhora é uma deficiente visual, e ela agradeceu a gente dizendo que ‘lá na minha casa só muita boa vontade de alguém para ir'”, ressaltou o deputado, enfatizando a dificuldade enfrentada pela senhora para sair de casa e a falta de estrutura do Estado para lidar com situações de emergência.

O deputado destacou ainda a necessidade de reforço na estrutura do Corpo de Bombeiros, elogiando o trabalho dos profissionais, mas ressaltando a importância de investimentos para garantir um atendimento eficiente à população. “Imagine a dificuldade que ela estava tendo de sair de casa? O que na verdade essa senhora quis dizer é que faltou estrutura do estado, faltou pernas para o corpo de bombeiros que mais uma vez são heróis, mas que precisam de reforço na sua estrutura”, afirmou o deputado.

Emerson Jarude também destacou a necessidade de mobilizar o cadastro de reserva do Corpo de Bombeiros para reforçar as equipes de resgate, enfatizando a importância de estar preparado para lidar com as frequentes alagações na região.

“Sabemos que na nossa região a alagação acontece com frequência e nós precisamos destes preparados, às vezes falta barco para esse povo chegar, o governo precisa fazer esse reforço primeiramente chamando esse cadastro de reserva fiz até um requerimento solicitando isso”, explicou Jarude.

Além disso, o deputado ressaltou a importância de uma atuação do Estado a longo prazo, visando prevenir e mitigar os impactos das alagações. “O estado precisa se organizar, agir a longo prazo. Do contrário, todos os municípios continuarão sofrendo com isso”, alertou.

Por fim, Jarude parabenizou os cidadãos acreanos que têm se mobilizado para ajudar os afetados pelas alagações, destacando a solidariedade demonstrada pela população. “Parabenizo ainda a cada cidadão acreano que vem ajudando como pode, no nosso gabinete recebemos inclusive doações de pessoas que nem moram aqui no estado, e isso é importante demais”, concluiu o deputado.

Texto:  Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale