Edvaldo Magalhães comenta denúncias de corrupção envolvendo Gladson “Não adianta tentar esconder, os fatos gritam”

Na sessão desta terça-feira (5) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Edvaldo Magalhães, do PCdoB, utilizou a tribuna para expor sérias acusações de corrupção contra o governador Gladson Cameli (Progressistas). As alegações envolvem contratação irregular de empresa familiar e desvio de recursos públicos.

O parlamentar destacou a decisão da Procuradoria Geral da República em aceitar e apresentar denúncia referente ao primeiro capítulo da investigação Ptolomeu. A denúncia solicita o afastamento imediato do governador, desencadeando segundo ele, um intenso debate político nos bastidores.

O oposicionista enfatizou ainda a disputa narrativa em torno do caso, mas salientou que os fatos são inegáveis. “O governador é acusado de contratar a empresa de seu irmão para serviços governamentais, além de efetuar pagamentos suspeitos relacionados a obras. São práticas ilegais comprovadas”, disse.

O deputado também relembrou denúncias anteriores, como o escândalo da Murano, e afirmou que o primeiro contrato do governo Gladson foi uma fraude, comprovada pela Polícia Federal e aceita pela Procuradoria Geral do Estado. “Eu até aceito a disputa da narrativa, mas, os fatos gritam. A persistência das práticas questionáveis, as chamadas “caronas” infelizmente continuam a ocorrer”, enfatizou.

Ao mencionar o elevado custo político de sustentar o governo, Edvaldo Magalhães denunciou a necessidade de “adoçar a boca” de diversas pessoas para receber pagamentos no atual governo, sugerindo um ambiente de possível corrupção generalizada.

Na mesma sessão, o deputado saudou os membros do Morhan presentes na casa. Ele comemorou a decisão do presidente Lula de sancionar o projeto de lei que garante pensão vitalícia às vítimas de atitudes preconceituosas do passado. “Um esforço para reparar as injustiças sofridas por essas famílias”, afirmou.

Texto:  Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale