Assembleia Legislativa do Acre homenageia Biomédicos em Sessão Solene

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) promoveu na manhã desta sexta-feira (24), uma Sessão Solene em celebração ao Dia Estadual do Biomédico. A iniciativa, decorrente do requerimento nº 75/2023, foi apresentada pelo deputado Adailton Cruz (PSB), reconhecendo a relevância da profissão.

Na solenidade, parlamentares e autoridades destacaram a contribuição significativa dos biomédicos para a saúde pública e o avanço científico. A homenagem reflete ainda o compromisso da do parlamento acreano em reconhecer e valorizar profissionais essenciais para o bem-estar da população.

A solenidade foi conduzida pelo presidente em exercício da Aleac, deputado Eduardo Ribeiro (PSD) que deu início a homenagem ressaltando a importância do papel desempenhado pelos biomédicos no diagnóstico, prevenção e pesquisa.

“E com muita honra que os recebemos nesta casa para homenageá-los pelo Dia do Biomédico. Nós do Poder Legislativo Acreano, nos sentimos muito gratos e honrados pela presença de todos vocês. Parabéns pelo incrível trabalho que vocês realizam no estado e contem com a gente sempre. Sejam todos bem-vindos”, disse.

Em seguida, o propositor da sessão solene, deputado Adailton Cruz, destacou a importância do trabalho árduo desempenhado por esses profissionais em todo o país, especialmente no estado do Acre. O parlamentar, também servidor e enfermeiro, reconheceu os desafios da área da saúde no estado e enalteceu a dedicação dos biomédicos, ressaltando a vitalidade de seu papel crucial no enfrentamento da Covid-19.

“Tenho um biomédico na família e por isso sei muito bem o quanto vocês se doam para salvar o próximo. Asseguro aqui o meu apoio contínuo à classe, contem comigo sempre na luta por melhores condições de trabalho e salarial. Deixo aqui o meu caloroso agradecimento a cada um desses guerreiros e guerreiras da biomedicina. Vocês são incríveis”, enfatizou.

Representando na ocasião o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, a Dra. Aglanair Maria Ferreira, chefe da divisão de Organização de Apoio Diagnóstico da Sesacre, também expressou sua gratidão pelo reconhecimento há muito esperado para os biomédicos. Em seu agradecimento, ela destacou a felicidade de, finalmente, receber homenagens após anos de laboratório muitas vezes esquecido. Ressaltou ainda a importância crucial da profissão, especialmente evidenciada durante a pandemia de Covid-19, onde a atuação dos biomédicos foi fundamental para auxiliar os médicos no fechamento de diagnósticos.

“Por todos os desafios enfrentados, não poderia deixar de agradecer nesta solenidade, todos os biomédicos do estado pelo trabalho e dedicação diária e pelo contínuo esforço coletivo para aprimorar a prática biomédica a cada dia. Este momento de reconhecimento não apenas celebra as conquistas individuais, mas também destaca o papel vital desempenhado pelos biomédicos no avanço da medicina diagnóstica”, disse.

Para a Dra. Francy Anny Mariscal, delegada do Conselho Regional de Biomedicina no Acre, a homenagem é um momento único para a categoria que há muito tempo não recebia o devido reconhecimento pelo trabalho desempenhado. Ela também ressaltou o aumento no número de biomédicos no estado ao longo dos anos, agradecendo ao olhar mais carinhoso proporcionado pela pandemia, que segundo ela, trouxe visibilidade à essencial contribuição dessa classe em diversas áreas.

“Tenho orgulho da presença significativa de biomédicos atuando em variados setores no estado. Nós temos o DNA de luta da profissão, e apesar das dificuldades enfrentadas, continuaremos empenhados na busca pelo reconhecimento e fortalecimento da classe e pela valorização da nossa profissão”, afirmou.

Em sua fala, o Dr. Sérgio Rebelo, presidente do sindicato dos Biomédicos do Acre, destacou a importância da presença na solenidade, enfatizando que apenas aqueles que verdadeiramente se preocupam com a classe estavam presentes. O presidente observou ainda a relevância do apoio da categoria, expressando sua determinação em enfrentar desafios pela melhoria salarial e condições de trabalho.

“Ao escolher assumir a presidência eu sabia dos obstáculos que iria enfrentar, mas aproveito o momento para reiterar o meu compromisso em valorizar essa classe que é fundamental para o suporte diagnóstico do estado. Nós biomédicos, precisamos assegurar não apenas o nosso próprio bem-estar, mas também o funcionamento eficiente do suporte diagnóstico estadual. A nossa luta não pode parar”, disse.

Ao final da sessão solene, alguns biomédicos foram homenageados no centro do plenário pelos relevantes serviços prestados à sociedade, dentre eles o Dr. Tiago Viana Neves Paiva, por seu compromisso na implantação do PCCR dos Biomédicos na Sesacre e, Dr. Luis Edgardo Riveros Aguilar, pioneiro da Biomedicina no Acre.

Texto: Mircléia Magalhães

Fotos: Sérgio Vale