Deputada Eliane Sinhasique: “Os produtores rurais estão abandonados, por isso o Acre não produz nada”

sinhasique180815Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) afirmou na sessão desta terça-feira (18) que os produtores rurais da Transacreana estão enfrentando dificuldades na produção de milho. Segundo a oposicionista, os agricultores estariam comprando milho em Rondônia para poderem criar e alimentar suas galinhas.

“Os produtores da Transacreana estão se virando nos trinta para poderem criar suas galinhas, eles estão comprando milho em Rondônia porque não recebem assistência técnica nem equipamentos suficientes para arar suas terras. O governo não oferece condições para os nossos agricultores trabalharem. Os nossos produtores rurais estão abandonados, por isso o Acre não produz nada”, ressaltou.

Ainda de acordo com a parlamentar, não existe nenhuma política de assistência técnica nem tão pouco técnicos suficientes para atender os produtores rurais do Estado. “Tem ramal que tem mais de quarenta famílias e conta com apenas um trator, como eles vão trabalhar assim? Isso quando o trator não quebra e deixa todo mundo na mão, porque o maquinário precisa de manutenção e não tem. Nem técnicos para atender a grande demanda de produtores rurais têm, por isso produzimos tão pouco”, afirmou.

Quanto à viagem que o governador Tião Viana (PT) fará a Israel, no Oriente Médio, Eliane Sinhasique também se manifestou. “Dizem que ele vai àquele país buscar novas técnicas de criação de peixes para o Acre. Ora, se o governador não sabe sequer como se fazer reservas de peixes que dirá ensinar os produtores a fazer açudes e criar peixes. Quem deveria ir nessa viagem são os técnicos em piscicultura e não o governador. Com certeza será apenas mais uma viagem de turismo como tantas outras que ele já fez”, complementou.

Sobre a inauguração do Centro de Imagens e Diagnósticos do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (INTO), realizada na última segunda-feira (17), a deputada ressaltou que foi graças ao médico Marcos Vicente Parente, que o espaço foi montado em Rio Branco. Segundo a oposicionista, a obra foi concretizada não pelo governo, mas, sim, pela iniciativa privada.

“Não devemos agradecer ao governador Sebastião Viana pela inauguração da unidade do INTO, mas, sim, agradecer ao médico Marcos Parente, pois foi ele quem comprou os equipamentos e os colocou para funcionar. É graças a ele que esse atendimento a partir de agora será oferecido pelo SUS à população acreana”, ressaltou.

Eliane Sinhasique usou seu espaço na Explicação Pessoal para responder as críticas que o deputado Jonas Lima (PT) fez ao seu mandato. O petista disse na tribuna que a deputada teria sido eleita por ter prometido à população carente do Estado que iria baixar o preço da energia.

“Se a energia do Acre está cara é graças ao ex-governador Jorge Viana, foi ele que na calada da noite do dia 18 de dezembro de 2001 mandou aumentar a o ICMS da luz. O deputado Jonas Lima deveria saber que quem tem o poder de aumentar ou diminuir imposto é o governador e não os parlamentares. Essa foi, sim, a minha bandeira durante a campanha e ainda é”, disse.

Mircléia Magalhães