Assembleia Legislativa homenageia advogados pelo seu dia

sessadvogado130815A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (13) sessão solene em alusão ao Dia do Advogado, data comemorada no dia 11 de agosto. A solenidade foi solicitada pela deputada Eliane Sinhasique (PMDB) através de um requerimento aprovado por unanimidade no plenário. O presidente da Casa, deputado Ney Amorim (PT,) fez a abertura dos trabalhos ressaltando a importância do advogado para a sociedade brasileira.

“A advocacia é considerada uma das atividades essenciais para a administração da justiça. Daí a importância do advogado na sociedade, uma vez que ele detém a capacidade de postular os interesses das pessoas em juízo ou fora dele e também de prestar assessoria e consultoria. Surge nesse meio o papel do advogado como negociador, aquele capaz de solucionar conflitos de uma forma mais célere, antes mesmo de se formar um litígio”, disse.

Em pronunciamento, Eliane Sinhasique ressaltou que a advocacia é considerada uma das atividades primordiais para a administração da justiça e, certamente, uma das profissões mais antigas de que se tem conhecimento. “Se na sociedade antiga já se precisava de advogados, atualmente a necessidade é ainda maior em face das complexas relações interpessoais que a vida impõe a todos nós, e do nível de civilização a que chegamos”, falou.

Para a oposicionista, o advogado tem um papel fundamental para que haja irrestrito cumprimento dos princípios constitucionais que fundamentam a República, em especial o da dignidade da pessoa humana e o dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. “O advogado é o mais legítimo representante dos interesses do cidadão, pois é ele quem age como o defensor dos interesses das liberdades, do patrimônio e da vida das pessoas como um todo. É ele quem oferece, em juízo, novas e mais oportunas interpretações para obtenção de uma vida adequada à democracia”, destacou.

O advogado Marcos Vinicius Jardim Rodrigues, presidente da Seccional da OAB no Acre, disse que o Poder Legislativo fez história ao homenagear os advogados do Estado. Ele agradeceu a deputada Eliane Sinhasique pela iniciativa ao mesmo tempo em que ressaltou a importância do Direito para o Brasil.

“Hoje a Aleac faz história ao homenagear os verdadeiros desbravadores do nosso Estado, os advogados. É muito difícil advogar no Acre e no Brasil, esses profissionais lutam todos os dias nos balcões do Fórum contra a máquina pesada do Judiciário, contra a falta de vontade política, tudo isso visando uma única coisa: a justiça”, complementou.

Representando a Procuradoria Geral do Estado, o advogado Maicon Maia afirmou que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) faz parte da história do país. Segundo ele, sem advogado não há justiça. “Este Parlamento presta hoje uma justa homenagem à advocacia acreana, isso porque a OAB esteve engajada na luta do Acre desde que o mesmo saiu da condição de território. O papel do advogado vai muito além de um interesse privado, nosso compromisso da advocacia é com a justiça e com a sociedade”, ressaltou.

Procurador Geral do Ministério Público do Acre, Carlos Maia, disse que o trabalho do advogado é essencial para o alcance da paz mundial. “A advocacia é a verdadeira representante da justiça, não importa se ela é pública ou privada. São os advogados os verdadeiros representantes da justiça. Eles são essenciais para que nós cheguemos à paz mundial”, afirmou.

O ex-parlamentar e advogado Luiz Saraiva falou na tribuna do orgulho que tem em desempenhar o exercício do Direito. Nascido no interior do Ceará e filho de pais roceiros, ele relatou as dificuldades que enfrentou na época da faculdade.

“Já fui muita coisa nesta vida, mas do que mais me orgulho é de ser advogado. Confrontar no dia-a-dia o argumento de uma parte com o da outra e ver a importância que a justiça tem de decidir os dois direitos é algo que me realiza. Sou de família humilde, quando ingressei na faculdade eu era apenas um entregador de carne, tinha somente um paletó e uma gravata, ambos desgastados. Ralei muito, mas todo o esforço que fiz valeu a pena”, disse.

O que os deputados falaram:

Daniel Zen (PT)
“A advocacia é uma carreira da qual me orgulho muito. O advogado não é somente aquele que defende os interesses dos seus clientes e nem a Ordem defende apenas os interesses da categoria, mas a OAB sempre esteve na vanguarda do pensamento político-filosófico. Sempre com muita luta, com muita garra desde a formação da nossa República”.

Jairo Carvalho (PSD)
Quero parabenizar a nobre deputada Eliane Sinhasique pela iniciativa em honrar esses homens e mulheres que se dedicam ao Direito. Quero parabenizar o deputado Ney Amorim pela forma democrática que tem conduzido esta Casa, sempre atendendo os pedidos dos deputados. Que Deus possa continuar abençoando a todos vocês.

Doutora Juliana (PRB)
“Eu quero agradecer à senhora, deputada Eliane Sinhasique, por essa solenidade. Sou muito orgulhosa de ser advogada. Estou como deputada, mas advogada eu sempre serei. O Direito nos inspira. Parabéns a todos!”

Jenilson Leite (PCdoB)
“Não podemos tirar de moda algo que é tal vital para a nossa sociedade, que é a importância e o papel do defensor do Direito. Essa é uma das atividades mais antigas, se entendeu que sem esse serviço não é possível ter avanços e êxito social”.

Mircléia Magalhães