Deputada Eliane Sinhasique apresenta nota assinada por deputados de oposição repudiando atitudes do Executivo
A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) leu durante a sessão desta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), uma nota assinada por oito deputados estaduais de oposição manifestando apoio aos trabalhadores em Educação, em greve há quase 60 dias.
Na nota, os parlamentares repudiam a forma adotada pelo governo para tentar inibir e silenciar o movimento grevista.
“Rechaçamos as ameaças de demissões contra os professores provisórios e o corte de ponto dos professores efetivos”, afirmam.
Ainda de acordo com o documento, “sob ameaças e coações o governo do Estado está dando um exemplo de ingratidão com a maior categoria sindical acreana que sempre o apoiou”.
Ao final da nota, os parlamentares reafirmam que seus gabinetes estão abertos para receber as reivindicações e tentar um diálogo com o governador Tião Viana, que tem se mostrado irredutível ao longo da greve.
“Como deputados de oposição, representantes do povo do Acre, temos colocado nossos gabinetes à disposição dos grevistas. Sempre no sentido de tentar reabilitar o sadio diálogo democrático entre eles e o governo” e reitera: “continuaremos a apoiar qualquer movimento grevista, quando justo, seja da categoria que for”.
Na Explicação Pessoal, Eliane Sinhasique apresentou a proposta encaminhada pelos professores aos deputados para ser apresentada ao governo.
Entre as propostas estão: reajuste de 25% dos pisos das carreiras para 2016, definido no mês de setembro de 2015, iniciando pagamento no mês de março e concluindo até o final de 2016; equiparação dos provisórios com efetivos, a equiparação dos professores provisórios deve ocorrer no mês de janeiro de 2016 e a contratação dos concursados administrativos no último certame.