Daniel Zen: “Nenhum outro estado teve a ousadia de destinar 100% dos recursos dos royalties do pré-sal exclusivamente para a Educação”.

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre, deputado Daniel Zen (PT), reafirmou na sessão desta terça-feira (11) seu compromisso com o movimento grevista dos professores da rede estadual de ensino. O parlamentar ressaltou as diversas reuniões que foram realizadas na semana passada com a categoria e com o governo do Estado.
“Este Parlamento está fazendo o papel que lhe cabe fazer que é o de mediador. O presidente desta Casa não tem medido esforços para garantir o bom diálogo entre os professores e a equipe de governo. Independente de aplausos e de vaias nós continuaremos à disposição da categoria”, ressaltou.
Ainda sobre a greve da Educação, o parlamentar ressaltou que nenhum outro estado teve a ousadia de destinar 100% dos recursos dos royalties do pré-sal exclusivamente para a Educação. Daniel Zen questionou a postura da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) que, segundo ele, estaria aproveitando a greve dos professores para fazer “jogo de cena”.
“A deputada Eliane apenas entra nas reuniões para tirar fotos e depois vai à tribuna querendo ser a dona das propostas feita pelo governo. Vários estados estão passando por dificuldade financeira. Neste momento é difícil oferecer um reajuste, mas apesar disso houve avanços na área educacional do Acre. Nenhum outro estado teve a ousadia de destinar 100% dos recursos dos royalties do pré-sal exclusivamente para a Educação”.
O deputado demonstrou preocupação com os alunos acreanos que estão com as aulas suspensas há mais de 50 dias. Segundo ele, se por um lado os direitos dos professores devem ser respeitados os dos estudantes também devem ser.
“São duras as medidas tomadas pelo governo? São, mas permanecer com as aulas suspensas por mais de 50 dias não dá. Os professores têm todo o direito de iniciar uma greve, mas o direito dos estudantes também deve ser respeitado, a integralidade do ano letivo dos alunos deve ser garantida”, ressaltou.
O parlamentar apresentou ainda três indicações ao governo do Estado, uma delas solicita da Secretaria de Estado de Educação e Esporte a construção de uma escola estadual de ensino médio na Aldeia Grota Seringal Curralin, localizada em Feijó.
A proposição, segundo Daniel Zen, visa garantir aos estudantes daquela aldeia o acesso à educação em sua totalidade, garantindo mais comodidade, conforto e segurança.
A segunda indicação pede que a Secretaria de Estado de Educação e Esporte providencie a construção de uma subestação na Escola Estadual Leôncio de Carvalho, localizada no município de Rio Branco.
O parlamentar quer garantir aos professores, funcionários e alunos um ambiente adequado para o exercício de suas atividades, uma vez que o estado da rede elétrica em que aquela escola se encontra é inapropriado para a realização das atividades educacionais.
A terceira e última indicação solicita que o governo através da Secretaria de Estado de Educação e Esporte providencie a construção de uma subestação na Escola Estadual Neutel Maia, localizada em Rio Branco.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac