Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac realiza sessão solene para comemorar o Dia do Estudante

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, na manhã desta sexta-feira (11), uma sessão solene em comemoração ao Dia do Estudante. A homenagem é fruto do requerimento n°92/2023 de autoria da Mesa Diretora.

O Dia do Estudante homenageia alunos dos mais diversos níveis e etapas. Desde as crianças que estão em fase de creche ou pré-escola, passando por aquelas que estudam nos Anos Iniciais, Anos Finais do Fundamental e Ensino Médio, chegando até os estudantes de universidades, em graduações, pós-graduações e outros níveis de ensino superior.

O presidente do Poder Legislativo, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), deu início a solenidade falando da sua satisfação em receber os estudantes da rede de ensino pública e privada do Acre. Ele falou, ainda, da importância da data e enalteceu o papel dos estudantes na sociedade.

“É um prazer recebê-los nesta Casa de Leis. Essa é uma homenagem singela desse Poder a vocês estudantes que desempenham um papel tão importante na nossa sociedade. Uma homenagem justa e mais que necessária. Sejam todos bem-vindos”, disse.

Representando a Mesa Diretora, o deputado Eduardo Ribeiro (PSD) enfatizou que o Dia do Estudante teve origem em 1827, ainda nos tempos de Brasil Império com Dom Pedro I. Em 11 de agosto daquele ano, o imperador autorizou a criação dos primeiros cursos superiores de Direito no país: a Faculdade de Direito de Olinda (PE) e a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo (SP).

“A criação desses cursos, aliás, foi o que inspirou a criação do Dia do Advogado, que é na mesma data do Dia do Estudante. Uma curiosidade interessante. Sabemos que temos muito ainda o que melhorar, mas, muitos avanços já foram construídos através dos nossos estudantes do ponto de vista da democracia. Um exemplo disso é a discussão que estamos fazendo no momento, inclusive dentro deste Poder, que é a construção do Hospital Universitário, essa luta foi encabeçada pelos próprios estudantes e isso precisa ser reconhecido e valorizado”, pontuou.

Em seguida, Murilo Augusto Neto, membro do Conselho Estadual LGBTQIA+ e estudante de Geografia da Ufac, destacou a importância da homenagem. “Essa homenagem significa muito para mim enquanto estudante universitário e pessoa Trans. Já perdi muitos amigos devido ao preconceito que infelizmente ainda rodeia nossa sociedade. É tudo muito difícil e desafiador, mas, nós não somos a minoria como muitos dizem, somos maioria e são pelos amigos que já perdi que eu continuo lutando pelos meus sonhos”, enfatizou.

Ovidio Thiago, representante discente do Conselho Universitário da Universidade Federal do Acre, lamentou a falta de apoio do poder público nas ações acadêmicas. “Todos nós já fomos estudantes um dia, já estivemos dentro da sala de aula. Por isso, o estudante tem dificuldade de entender quando ele não é recebido por um secretário, um deputado, por um governador. Nós precisamos sim da ajuda do poder público porque enfrentamos muitos problemas no nosso dia-a-dia. Precisamos de incentivo para garantir as nossas modalidades de esporte, por exemplo, a ida de um esportista para outro Estado, para garantir a realização das nossas aulas de campo. Hoje, o dia é de homenagens, mas, eu precisava deixar isso registrado”, ressaltou.

John Souza, estudante, conselheiro da Ufac e ex-secretário da Juventude da Prefeitura de Rio Branco, também agradeceu a Mesa Diretora pela homenagem. “Muitas pessoas se surpreendem ao me ver num lugar de destaque. Isso só me faz ter certeza de que eu posso chegar aonde eu quiser. Reconheço a minha força e sou muito feliz por ser um jovem negro, estudante, universitário, cotista e que entende que a educação liberta, que a educação faz sim a diferença nas nossas vidas”, frisou.

Ingrid Maia, organizadora dos jogos universitários do Acre, frisou que a solenidade é uma oportunidade de se dar voz aos estudantes do Estado. “A pauta estudantil e universitária é importante sim e precisa ser discutida todos os dias das mais variadas formas, desde a educação infantil, fundamental e médio. A educação é transformadora, ela abre portas, muda as nossas vidas para melhor. O mesmo eu falo do esporte, uma modalidade que transforma vidas e que por este motivo, necessita de incentivo, de mais apoio por parte do poder público”, disse.

O representante discente do Conselho Universitário da Ufac, Magliel Moura, disse que a manutenção dos alunos na sala de aula é algo que precisa ser mais bem debatido. “Poderia falar muitas coisas bonitas aqui, mas preciso debater o principal tema da nossa juventude atual que é a manutenção dos alunos nas salas de aula. Porque o difícil não é entrar na escola, não é iniciar um curso, é se manter nele. Nós vivemos num país que está em crise, e nessa crise quem sofre é a juventude, são os estudantes. Por isso eu afirmo, nosso dia-a-dia não é só flores, mas, a nossa luta não pode ser em vão. Nós enfrentamos muitas dificuldades e precisamos da ajuda do poder público para seguir em frente”, reforçou.

Para Josimar Ferreira, vice-reitor da Ufac, a sessão solene é um dia histórico para os estudantes acreanos. “Estou muito emocionado em participar desta solenidade. Este Poder hoje faz história ao homenagear os nossos estudantes. Sou filho de produtor rural e andava 5 km a pé e a cavalo para poder chegar à escola. Estudei em uma escola particular através de uma bolsa e tive que me esforçar demais para concluir meus estudos. A vida de estudante não é fácil. Mas cada esforço vale a pena, a educação é tudo”, falou.

Representando na ocasião o governo do Estado, Minoru Kimpara, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour e ex-Reitor da Ufac, também parabenizou a Aleac por reconhecer a importância dos estudantes desde a pré-escola à pós-graduação.

“Não poderia deixar de parabenizar esta Casa por essa iniciativa. Esse reconhecimento é muito necessário e importante. Enfrentamos tantos problemas atualmente, mas, não podemos perder a esperança jamais. Devemos sempre lembrar que a educação é o caminho, educação é inclusão. Eu sei que tem muitas pessoas que se formam, mas, não conseguem entrar no mercado de trabalho e é neste ponto que eu quero destacar a importância da política. É através da política que vamos conseguir melhorar a educação, saúde e segurança. Precisamos de políticos que sejam realmente comprometidos com essas questões”, salientou.

Representando no ato a Escola do Legislativo, o maestro Lídson Martins, falou dos projetos importantes que a escola desenvolveu ao longo dos anos. “Fui oportunizado nesta Casa enquanto estudante do curso de Licenciatura e Música da Ufac. Desde então, são muitos os projetos que envolvem o curso que este Poder tem abraçado como o curso gratuito do Pré-Enem e o Canta Aleac. Agradeço demais a Escola do Legislativo pela oportunidade, tenho muito orgulho do trabalho que realizamos aqui”, disse.

Ao final de solenidade, alguns estudantes foram homenageados pelos deputados no centro do plenário.

Origem da data:

O Dia do Estudante tem origem em 1827, ainda nos tempos de Brasil Império com Dom Pedro I. Em 11 de agosto daquele ano, o imperador autorizou a criação dos primeiros cursos superiores de Direito no país: a Faculdade de Direito de Olinda (PE) e a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo (SP).

100 anos depois, em 1927, o jurista Celso Grand Ley propôs, durante a celebração do centenário da criação dos cursos de Direito, que o dia fosse mais abrangente e englobasse também estudantes de outros cursos. Além disso, 10 anos depois foi criada, no mesmo dia de agosto, a UNE (União Nacional dos Estudantes), durante o regime do Estado Novo, de Getúlio Vargas (1882- 1954).

Vale lembrar que ainda existe o Dia Internacional do Estudante, que é comemorado em 17 de novembro. Esse dia relembra a resistência estudantil realizada contra a invasão nazista feita contra a antiga Tchecoslováquia em 1939. Dois anos depois, o Conselho Internacional de Estudantes, que se tornou a União Internacional dos Estudantes, escolheu a data para homenagear a resistência.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Fotos: Sérgio Vale